15 junho 2015

Arcebispo Primaz: “Santo António foi fermento e luz que brilhou no meio do mundo”

Fotografia DACS com Vânia Pereira

Afirmação decorreu durante a homilia proferida na Eucaristia Solene em honra de Santo António.

No passado Sábado, 13 de Junho, realizou-se em Vila Nova de Famalicão a tradicional Eucaristia Solene em honra de Santo António, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Durante a homilia, o prelado lembrou os presentes que “a identidade cultural e popular de Famalicão” passa também pela devoção que a população nutre por Santo António, exortando-os a seguir o exemplo do Santo que foi “fermento e luz que brilhou no meio do mundo” através das palavras e da acção.

D. Jorge Ortiga afirmou ainda que Santo António se impôs aos olhos dos seus contemporâneos como “homem de fé operativa”, sublinando que “evangelizar passa pela palavra mas também pelo testemunho”, aludindo ao Programa Pastoral da Arquidiocese, este ano dedicado à temática da Fé Vivida.

Fazendo referência à bênção e distribuição do já tradicional pão de Santo António, que teve lugar no final da Eucaristia, o Arcebispo Primaz apontou a necessidade que o tempo actual tem de “obras como as que a distribuição do Pão de Santo António simboliza”.

“Cada um de nós deverá oferecer permanentemente «pão» a quem dele necessitar”, frisou, apontando que o “pão” pode ser alimento, habitação, educação ou outra necessidade.

A eucaristia começou pelas 10h30 e contou com a presença do arcipreste de V. N. de Famalicão, o pe. Paulino Carvalho, do pároco de Antas, pe. Agostinho Alves, de muitos fiéis e entidades civis como o Presidente da Câmara, Paulo Cunha.

Durante a tarde decorreu a procissão em honra de Santo António, inserida nas festas da cidade, as tradicionais “Antoninas”.