Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 11 Jan 2016
D. António Augusto Azevedo nomeado Bispo Auxiliar do Porto
Prelado escolheu como lema episcopal “Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor”, do Salmo 89.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Diocese do Porto

O Papa Francisco nomeou, no passado Sábado, dia 09 de Janeiro, D. António Augusto Azevedo como bispo auxiliar do Porto.

D. António, actual reitor do Seminário Maior da diocese, junta-se a D. António Francisco dos Santos (bispo do Porto), a D. António Maria Bessa Taipa e D. Pio Alves, bispos auxiliares na diocese portuense.

D. António Augusto Azevedo, de 53 anos, natural de Avioso (Concelho da Maia), foi ordenado a 13 de Julho de 1986 e é doutorado em Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

O novo bispo leccionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior.

É ainda assistente diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) e juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto. Anteriormente, trabalhou nas paróquias de Santo Tirso e Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia) e foi capelão militar na Força Aérea.

O sacerdote recebeu a nomeação com “a humildade própria de quem acolhe um chamamento de Deus e da Igreja, com a disponibilidade necessária para corresponder a este grande desafio”.

Apesar da data da ordenação episcopal ainda não ter sido anunciada, D. António Augusto Azevedo revela que já escolheu como lema episcopal “Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor”, do Salmo 89.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Nomeação  •  Papa  •  Bispo Auxiliar  •  Porto
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190