12 novembro 2012

CARITAS ARQUIDIOCESANA _ COMUNICADO AOS PAROCOS

Fotografia

A Caritas Arquidiocesana comunica a todos os párocos da Arquidiocese de Braga um novo projecto social.

Exmo. Senhor Padre

«Não pode servir o muito que já faço para aquietar a nossa consciência face ao que ainda falta fazer. Sem pessimismos, importa desenvolver mais esforços, designadamente no que se refere à pastoral social em todas as paróquias», IPSAI, n.º 26.

Estes desafios só poderão ser encarados com sustentabilidade se se fizer um forte investimento na organização do pilar social da igreja e na formação dos agentes pastorais.

Tendo como meta a criação e animação de grupos paroquiais de ação social, a Cáritas Portuguesa em colaboração com a Conferência Episcopal Portuguesa lança um processo nacional de Formação – Projeto + Próximo.

O Projeto + Próximo pretende fazer caminho na estruturação de um modelo nacional para a intervenção social de proximidade da Igreja em Portugal, reforçando a formação das pessoas, das comunidades e instituições católicas locais no desenvolvimento espiritual e social, de forma sustentada e duradoura.

A Arquidiocese de Braga em parceria com Comissão para a Pastoral Social e a Mobilidade e a Cáritas Arquidiocesana de Braga, levará a cabo a primeira sessão de formação deste projeto sobre a temática “Ação Social na Paróquia”, no dia 24 de novembro de 2012, pelas 10h00, nos Serviços Centrais da Arquidiocese/Centro Pastoral. A sessão de abertura da referida formação contará com a presença do Sr. Arcebispo Primaz de Braga D. Jorge Ortiga.

Neste sentido, vimos convidá-lo para o lançamento deste projeto na nossa Arquidiocese, reforçando a ideia de que este projeto só atingirá o seu fim com a participação de todos aqueles que se dedicam à ação social e caritativa, pelo que solicitamos que divulgue o mesmo junto da (s) sua (s) Paróquia (s).

Para mais informações sobre o referido projeto, consulte o site da Caritas Arquidiocesana de Braga.

Com os melhores cumprimentos,