4 janeiro 2013

MENSAGEM DE BENTO XVI

Default Image
Fotografia

Mensagem pessoal de Sua Santidade, Papa Bento XVI, ao Senhor Arcebispo Primaz, por ocasião das suas bodas de prata episcopais.

Ao Venerável Irmão

JORGE FERREIRA DA COSTA ORTIGA

Arcebispo Metropolita de Braga

Vimos por este meio ter contigo, Venerável Irmão, para te representar os nossos votos de congratulação, especialmente neste momento em que estás prestes a celebrar um evento de singular importância, como é o do vigésimo quinto dia aniversário da tua ordenação episcopal.

Com efeito, a tal comemoração não queremos de modo algum vir a faltar, desejando Nós, pelo contrário, ao fazermo-Nos presente pelos bons ofícios desta carta, manifestar-te a Nossa estima, e dar-te uma prova do nosso louvor pelos tantos e tão generosos exemplos de solicitude pastoral que prodigalizaste ao longo destes cinco lustros; posto que te não falte tampouco o merecido louvor da parte dos fiéis, a quem, ao longo do teu episcopado incansavelmente te dedicaste “para que sejam Um”.

Tendo conseguido uma adequada formação humanística e teológica, quer no Seminário de Braga, quer na Pontifícia Universidade Gregoriana, pronta e diligentemente te apresentaste, logo que acedeste à ordem do presbiterado, para espalhar na messe do Senhor a boa semente do Evangelho. E foi isso que se cumpriu, quer no consolidado ensinamento que transmitiste no Instituto Superior de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, quer na probidade com que, a partir de uma sólida doutrina e de uma recta disciplina, soubeste dirigir a formação pessoal dos que te foram confiados. Com não menos diligência te aplicaste ao exercício dos cargos de Vigário Episcopal para o Clero e de responsável pela obra diocesana das vocações sacerdotais.

Por vontade do Beato João Paulo II, de veneranda memória, foste em seguida destinado, como Bispo Auxiliar, à ilustre Sede Bracarense cujo governo vieste, posteriormente, a assumir como Ordinário, com todas as demonstrações de prudência, zelo apostólico, sã doutrina e profunda espiritualidade. Não queremos tampouco omitir todo o teu trabalho como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, em que granjeaste o respeito de todos.

Resta-nos pois reiterar a nossa congratulação, juntamente com os fiéis a quem devotaste exclusivamente todo o teu labor apostólico, especialmente no dia em que forem celebradas as bodas de prata do teu episcopado. Invocamos mais uma vez sobre ti os dons da generosa recompensa de Deus, enquanto pronunciamos a nossa Bênção Apostólica, sobre ti, especialmente, Venerável Irmão, e também sobre os teus Bispos Auxiliares e o Arcebispo Emérito, bem como toda a comunidade, que desejamos repleta de todos os dons celestes.

Palácio Vaticano, dia 5 de Dezembro do ano 2012, oitavo do nosso Pontificado.

Tradução de José Carlos Miranda