Arquidiocese de Braga -

16 julho 2011

MOVIMENTO ECLESIÁSTICO 2011

Default Image
Fotografia

Colaborador

Ao proceder ao Movimento Eclesiástico, recordo que a celebração próxima dos 50 anos do Concílio Vaticano II deve suscitar em nós uma consciência eclesial, assumindo com realismo as novas exigências socais e pastorais.

\n

 

MOVIMENTO.PDF

 

MOVIMENTO ECLESIÁSTICO

JULHO 2011


INTRODUÇÃO

 

A reorganização territorial da Arquidiocese tem concentrado muitas energias. Realizaram-se reuniões com os Conselhos Arciprestais em ordem à constituição de unidades ou comunidades pastorais. Os esquemas foram elaborados e temos uma orientação para a distribuição do clero.

Não é fácil harmonizar os reais interesses das paróquias e dos sacerdotes com as possibilidades de que dispomos.

Diante de nós temos um desafio que deve comprometer sacerdotes e leigos: tomar consciência de um novo modo de ser Igreja para crescermos na comunhão corresponsável. Uma aposta necessária na formação sólida capaz de garantir a variedade ministerial na transmissão, celebração e vivência da fé cristã. Isto não é tarefa de alguns ou sempre dos mesmos. É uma exigência da nossa condição baptismal. Todos devemos sentir a alegria de viver uma pastoral que necessariamente está a exigir mudanças de atitude em todos nós.

Aos sacerdotes pede-se que se concentrem no essencial e específico do seu ministério, criando e preparando espaços de corresponsabilidade laical em ordem a uma confiança plena. Aos leigos pede-se que sintam a Igreja como espaço de comunhão e de participação ministerial sem qualquer espírito de protagonismo. Ser cristão passa por uma coerência de vida com o Evangelho e de compromisso familiar com as vocações na Igreja. Não podemos continuar a exigir multiplicações de eucaristias. As comunidades devem estar disponíveis para sacrifícios onde a alteração de horários e lugares de culto assim o exigirem.

Ao proceder ao Movimento Eclesiástico, recordo que a celebração próxima dos 50 anos do Concílio Vaticano II deve suscitar em nós uma consciência eclesial, assumindo com realismo as novas exigências socais e pastorais.


I – NOMEAÇÕES

 

Neste sentido e perante as necessidades das comunidades, faço as seguintes nomeações:

 

- P.e Manuel José Ribeiro Pinheiro, dispensado da paroquialidade de S. Martinho de Vila Frescainha e S. Pedro de Vila Frescainha, arciprestado de Barcelos, e nomeado pároco de Santa Maria de Prado, arciprestado de Vila Verde.

- P.e Manuel da Rocha, dispensado da paroquialidade de S. Paulo de Fão e do Divino Salvador de Fonte Boa, arciprestado de Esposende, e nomeado pároco de S. Martinho de Vila Frescainha, S. Pedro de Vila Frescainha e S. João Baptista de Barqueiros, arciprestado de Barcelos.

- P.e José António Arantes de Andrade, dispensado da paroquialidade de S. Paio de Vila Verde, Santa Eulália de Loureira, S. Martinho de Travassós, arciprestado de Vila Verde, assim como da capelania da Misericórdia, e nomeado pároco de S. Paulo de Fão e do Divino Salvador de Fonte Boa, arciprestado de Esposende, continuando a colaboração nos Cursos de Cristandade.

- P.e Avelino Manuel Lima Castro, dispensado da paroquialidade de Divino Salvador de Campo, S. Miguel de Roriz, S. Pedro Fins de Tamel e S. Tiago do Couto, arciprestado de Barcelos, e nomeado pároco de S. Simão e S. Judas Tadeu da Junqueira, Santo André de Parada e Divino Salvador de Touguinhó, arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, e proposto para capelão do Hospital de Póvoa de Varzim.

- P.e Carlos Mário Ferreira Gomes, dispensado da paroquialidade de S. Miguel de Argivai e Divino Salvador de Touguinhó, arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, e nomeado pároco de Divino Salvador de Campo, S. Miguel de Roriz, S. Pedro Fins de Tamel e S. Tiago do Couto, arciprestado de Barcelos.

- P.e Nuno Matos Rocha, nomeado pároco de S. Miguel de Argivai, arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, em acumulação com Nossa Senhora da Lapa, do mesmo arciprestado.

- P.e Manuel José Baptista, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de S. Tiago de Cossourado e Santa Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos.

- P.e Paulo Jorge Brás de Sá, dispensado da paroquialidade “in solidum” de Santa Eulália de Fafe, do mesmo arciprestado, e nomeado pároco de Santa Maria de Quintiães, S. Martinho de Aboim, Santa Lucrécia de Aguiar, S. Tiago de Cossourado e S. Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos, contando com a colaboração do P.e Manuel José Baptista.

- P.e Paulino Manuel do Vale Novais, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de S. João Baptista de Barqueiros, arciprestado de Barcelos.

- P.e José Carlos Vechina (O.C.D), dispensado da paroquialidade de S. Vicente, arciprestado de Braga, com a gratidão da Arquidiocese à Ordem do Carmo.

- P.e João Paulo Coelho Alves, nomeado pároco de S. Vicente, arciprestado de Braga, em acumulação com a Pastoral Juvenil, Assistente Regional do Escutismo, com a Chancelaria da Cúria e com a moderação da paróquia de Santa Maria de Palmeira, arciprestado de Braga.

- P.e João Pereira Monteiro e Darci de Jesus Ferreira Vilarinho (Missionários da Consolata), nomeados párocos “in solidum” de Santa Maria de Palmeira, sendo moderador o P.e João Paulo Coelho Alves.

- P.e Manuel Mendes Fernandes da Fonseca, dispensado, a seu pedido, da paroquialidade de S. Tiago da Cividade, arciprestado de Braga.

- Cón. Manuel Joaquim Fernandes da Costa, nomeado pároco de S. Tiago da Cividade, arciprestado de Braga, em acumulação com a paróquia de Santa Maria Maior e Sé Primaz e de S. João do Souto, do mesmo arciprestado, com a colaboração do Monsenhor Joaquim Moisés Rebelo Quinteiro, sem prejuízo de outros encargos diocesanos.

- P.e Luís Eugénio Couto Baeta, dispensado da paroquialidade de S. Clemente de Basto, arciprestado de Celorico de Basto, e nomeado pároco de S. Marinha de Pedraça e S. Sebastião de Passos, arciprestado de Cabeceiras de Basto, em acumulação com S. Senhorinha de Basto e S. Pedro de Alvite, do mesmo arciprestado.

 - Mons. José Augusto Gomes Ribeiro e Pe. Jorge Agostinho Gomes Esteves, dispensados da paroquialidade de S. Martinho de Pedraça, arciprestado de Cabeceiras de Basto, continuando com a paroquialidade de Santo André de Rio Douro, S. João Baptista de Cavez e S. Jorge de Abadim, do mesmo arciprestado.

- P.e Francisco Marcelino Monteiro Esteves, dispensado da paroquialidade de S. Sebastião de Passos, arciprestado de Cabeceiras de Basto, continuando com a paroquialidade de Santo André de Painzela, S. Miguel de Refojos de Basto e Santa Maria Maior de Outeiro, do mesmo arciprestado.

- P.e António Gomes de Lima, dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Borba da Montanha, S. Miguel de Carvalho e S. Tecla de Basto, arciprestado de Celorico de Basto, continuando com a paroquialidade de S. Bartolomeu do Rego, arciprestado de Fafe.

- P.e Alexandre Agostinho Teixeira de Sá, dispensado da paroquialidade do Divino Salvador de Parada e Barbudo, Santa Maria de Mós e S. Mamede de Gondiães, arciprestado de Vila Verde, e nomeado pároco de S. Clemente de Basto, Santa Maria de Borba da Montanha, S. Miguel de Carvalho e S. Tecla de Basto, arciprestado de Celorico de Basto.

- P.e Adelino Marques Domingues, nomeado pároco de S. Martinho de Quinchães em acumulação com S. Martinho de Silvares e S. Martinho de Ceidões, arciprestado de Fafe.

- P.e Samuel Miranda Vilas Boas, dispensado da paroquialidade de S. Romão de Rendufe e de S. Cosme e S. Damião da Lobeira, arciprestado de Guimarães/Vizela, e nomeado pároco de S. Cristóvão de Selho em acumulação com Santa Maria de Silvares, do mesmo arciprestado.

 - P.e Joaquim Domingos Luís, dispensado das paroquialidades “in solidum” de S. Cristóvão de Selho, S. Torcato, S. Miguel de Gonça e S. Pedro de Gominhães, assim como da moderação destas três últimas, do arciprestado de Guimarães/Vizela.

- P.e António Manuel Baptista Lopes, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Cristóvão de Selho, S. Torcato, S. Miguel de Gonça e S. Pedro de Gominhães, assim como da moderação de S. Cristóvão de Selho, do arciprestado de Guimarães/Vizela.

- P.e Joaquim Leonel Araújo de Sousa e Carlos Alberto Aires de Matos, confirmados párocos “in solidum” de S. Torcato, S. Miguel de Gonça e S. Pedro de Gominhães, e nomeados párocos “in solidum” de S. Romão de Rendufe, S. Cosme e S. Damião de Lobeira, do arciprestado de Guimarães/Vizela.

- P.e José Luís de Sousa Pimenta, nomeado pároco “in solidum” com o P.e Devendra Bhuriya e os referidos P.e Joaquim Leonel Araújo de Sousa e Carlos Alfredo Aires de Matos das paróquias de S. Torcato, S. Miguel de Gonça, S. Pedro de Gominhães, S. Romão de Rendufe, S. Cosme e S. Damião de Lobeira, arciprestado de Guimarães/Vizela, ficando com o encargo de moderador.

- P.e José Agostinho da Costa Ribeiro, dispensado da paroquialidade e moderação de S. Cláudio de Barco, arciprestado de Guimarães/Vizela, continuando pároco de S. Tomé de Caldelas.

- P.e Miguel Augusto Freitas Teixeira, nomeado pároco de S. Cláudio de Barco, arciprestado de Guimarães/Vizela, em acumulação com Divino Salvador de Briteiros e Santo Estevão de Briteiros, do mesmo arciprestado.

- P.e Albino José da Silva Carneiro, nomeado pároco de Santa Maria de Sobradelo da Goma, arciprestado de Póvoa de Lanhoso.

- P.e João Maria Tinoco, por razões de idade, dispensado da paroquialidade de S. Tiago de Lanhoso, arciprestado de Póvoa de Lanhoso.

- P.e Armindo Ribeiro Gonçalves, nomeado pároco de S. Tiago de Lanhoso, arciprestado de Póvoa de Lanhoso, em acumulação com N.ª Sr.ª do Amparo e S. Martinho de Galegos, do mesmo arciprestado.

- P.e Domingos Alberto Pinheiro Mendes, nomeado pároco de S. Martinho de Travassôs, arciprestado de Vila Verde, em acumulação com S. Miguel de Carreiras, Santiago de Carreiras, Santa Maria de Dossãos e Santa Marinha de Nevogilde, do mesmo arciprestado.

- P.e Sandro Nuno da Silva Vasconcelos, nomeado pároco de Divino Salvador de Pedregais e Santa Eulália de Godinhaços, arciprestado de Vila Verde, em acumulação com S. Martinho de Moure, S. Mamede de Escariz e S. Martinho de Rio Mau, do mesmo arciprestado.

- P.e Artur Jorge Ramalho Rocha Gonçalves, nomeado pároco de S. Paio de Vila Verde e Santa Eulália de Loureira, arciprestado de Vila Verde, em acumulação com o serviço na Diocese das Forças Armadas e Segurança.

- P.e José António Ribeiro de Lima Carneiro, autorizado a trabalhar na diocese de Aveiro por mais um ano.

- P.e Horácio José Segura (S.M.M), dispensado de Administrador Paroquial de S. Simão e S. Judas Tadeu da Junqueira e Santo André de Parada, do arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

- P.e Pedro Daniel Faria Marques, nomeado pároco “in solidum” de Santa Eulália de Fafe, continuando como moderador P.e João Fernando Peixoto Araújo, contando os dois com a colaboração do P.e Bernardino Ribeiro, o qual é dispensado da capelania da Santa Casa da Misericórdia.

- P.e João Alberto Sousa Correia, dispensado de Administrador Paroquial de Santa Maria de Prado, continuando pároco de S. Miguel de Frossos e responsável pelo Diaconado Permanente e Departamento Bíblico da Arquidiocese.

- P.e António Rodrigues, nomeado pároco de Divino Salvador de Barbudo, S. Mamede de Gondiães e Santa Maria de Mós, arciprestado de Vila Verde, continuando com Santa Maria de Freiriz.

- P.e Angelino Tchindombe Kamati, nomeado Vigário Cooperador de Divino Salvador de Barbudo, S. Mamede de Gondiães e Santa Maria de Mós, arciprestado de Vila Verde.

- P.e Avelino dos Santos Mendes, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Martinho de Carrazedo, S. Tomé de Prozelo e S. Paio de Besteiros, continuando com a paroquialidade de S. Salvador de Amares e Santa Maria de Ferreiros.

- P.e Jorge Manuel Carneiro Ferreira, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Miguel de Refojos de Basto, Santo André de Painzela, S. Sebastião de Passos e Santa Maria Maior de Outeiro, arciprestado de Cabeceiras de Basto, nomeado pároco de S. Paio de Besteiros, S. Tomé de Proselo e S. Martinho de Carrazedo, arciprestado de Amares e integrando-se na Unidade Pastoral de Amares.

- Mons. Domingos da Silva Araújo, dispensado, a seu pedido, da capelania da Basílica dos Congregados, arciprestado de Braga, continuando a colaborar na mesma Basílica.

- P.e José Barbosa Granja, nomeado Reitor da Basílica dos Congregados, arciprestado de Braga, e coordenador do Secretariado da Pastoral da Mobilidade.

- Mons. Joaquim Morais da Costa, dispensado da coordenação da Pastoral da Mobilidade, continuando responsável pela capelania de Nª. Sª. do Sameiro.

- P.e Henrique dos Santos Ribeiro, nomeado Assistente Regional Adjunto do C.N.E e responsável pela Assistência e Formação no Campo Escola de Fraião.

- P.e Samuel Miranda Vilas Boas, nomeado Assistente Regional Adjunto do C.N.E e responsável pelo acompanhamento e formação dos Assistentes da Região.

- P.e Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque, dispensado de assistente do Departamento da Formação Cristã de Adultos, continuando responsável pela Pastoral Universitária e professor na Universidade.

- P.e Paulo Alexandre Terroso da Silva, dispensado da Equipa Formadora do Seminário Menor para realizar uma experiência na comunidade dos Picolli Fratelli di Gesú Caritas (Pequenos Irmãos de Jesus Caritas), em Limiti di Spello, Peruggia, Itália.

- P.e Marc Rodrigues Monteiro, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Salvador Amares, S. Maria de Ferreiros, S. Martinho de Carrazedo, S. Tomé de Prozelo e S. Paio de Besteiros, arciprestado de Amares e nomeado para integrar a Equipa Formadora do Seminário Menor.

- P.e João Paulo Brito da Costa, dispensado do serviço da Equipa Formadora do Seminário Menor e de Chefe do Gabinete do Arcebispo Primaz, e autorizado a frequentar os estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

- P.e José Miguel Fraga Cardoso, nomeado para integrar a Equipa Formadora do Seminário Menor e Chefe do Gabinete do Arcebispo Primaz.

 

II – UNIDADES PASTORAIS

 

 A mudança vertiginosa dos condicionalismos sociais não permite que nos acomodemos ao âmbito restrito das paróquias. Crescemos à sombra dos campanários gerando-se uma mentalidade de comunidade frequentemente circunscrita aos limites geográficos.

A mobilidade e a necessidade de agir de modo diferente convidam-nos a dar consistência a estruturas já existentes em alguns lugares e a potenciá-las noutros sítios.

As Unidades Pastorais começam a dar os seus frutos sem destruir a autonomia das paróquias. Urge dar um passo em frente, ou seja, as Unidades Pastorais devem tornar-se verdadeiras Comunidades Pastorais onde se redescobrem ministérios que não servem exclusivamente o âmbito restrito da paróquia mas que estão ao serviço de uma determinada zona pastoral.

Continuando a esperar muito das actuais Unidades Pastorais, gostaria de dar vida a mais duas em dois centros urbanos:

Unidade Pastoral de Amares, constituída pelas paróquias de S. Salvador de Amares, Santa Maria de Ferreiros, S. Martinho de Carrazedo, S. Tomé de Prozelo, S. Paio de Besteiros, Santa Maria de Caires, Santa Maria da Torre e S. Pedro de Portela, ficando como coordenador o P.e Avelino dos Santos Mendes.

Unidade Pastoral de Vila Verde, constituída por S. Paio de Vila Verde, Santa Eulália de Loureira, S. Tiago de Sabariz, S. Tomé de Lanhas, S. Cláudio de Geme, S. Pedro de Esqueiros, Divino Salvador de Barbudo, S. Mamede de Gondiães, Santa Maria de Mós, ficando como coordenador o P.e Carlos Manuel Fernandes Lopes.

 

III – ENVIO DOS DIÁCONOS

 

O chamamento de Cristo é acompanhado por um profundo discernimento pessoal e comunitário. Acontece na intimidade com Deus e assenta na Palavra, no diálogo fraterno com a Equipa Formadora e com a ajuda dos sacerdotes das paróquias.

A par do estudo académico, a iniciação pastoral é também momento formativo e de experiência crente no seio das comunidades. Aí se experimenta a alegria de servir no Reino do Senhor.

Depois da Ordenação Diaconal, inicia-se a experiência do envio, em obediência dialógica para comunidades que os acolham e orientem.

A Arquidiocese agradece aos párocos que generosamente aceitam esta colaboração e às comunidades que contribuíram e contribuem para este serviço.

Nesta caminhada para a Ordenação Sacerdotal, os Diáconos farão o seu estágio pastoral nas seguintes paróquias ou unidades pastorais:

- Diác. António Rafael Moreira Poças, na unidade pastoral de S. Pedro de Esmeriz, S. Cristóvão de Cabeçudos e Santa Eulália de Palmeira, sob a orientação do P.e Mário Martins Chaves Rodrigues.

- Diác. Feliciano Azevedo de Oliveira, na paróquia de N.ª Sr.ª dos Navegantes das Caxinas, sob a orientação do Mons. Domingos Ferreira de Araújo.

- Diác. Francisco Xavier Gomes de Oliveira, na unidade pastoral de Santo André de Painzela, S. Miguel de Refojos de Basto e Santa Maria Maior de Outeiro, sob orientação do P.e Francisco Marcelino Monteiro Esteves.

- Diác. Nuno Fernando de Sá Vilas Boas, na unidade pastoral de S. Martinho de Brufe, Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão e S. Martinho de Cavalões, sob a orientação do P.e Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho.

- Diác. Vítor Manuel Costa Araújo, na unidade pastoral de S. Tiago de Esporões, S. Paio de Arcos, S. Miguel de Guizande, S. Tiago de Priscos, S. Bartolomeu de Tadim e S. Pedro de Escudeiros, sob orientação do P.e João Miguel Torres Campos.

 

Braga, 17 de Julho de 2011, Vigília do Beato Bartolomeu dos Mártires,

 

Jorge Ferreira da Costa Ortiga,

Arcebispo Primaz