Arquidiocese de Braga -
5 julho 2013
"MÚSICA NO CLAUSTRO" NO AUDITÓRIO VITA
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social
O Auditório Vita, em Braga, apresenta a partir de amanhã, o seu já habitual ciclo de concertos ao ar livre intitulado “Música no Claustro”. Os concertos, que contam com a participação dos melhores grupos deste género de música em Portugal, realizam-se em
O Auditório Vita, em Braga, apresenta a partir de amanhã, o seu já habitual ciclo de concertos ao ar livre intitulado “Música no Claustro”.
Esta iniciativa, que já vai na sua 4.ª edição, pretende proporcionar «a audição de música erudita ao ar livre, em ambiente descontraído e intimista».
Os concertos, que contam com a participação dos melhores grupos deste género de música em Portugal, realizam-se em todos os sábados deste mês, mais propriamente nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho.
«Para o padre Marc Rodrigues, responsável pela programação do Auditório Vita, o maior destaque deste ciclo de música é «o repertório medieval do rito bracarense», que vai ser interpretado no primeiro concerto «depois de se ter estreado nas celebrações dos 25 anos de episcopado de D. Jorge Ortiga em janeiro último».«São grupos muito bons e com renome internacional, sendo que alguns deles vêm a Braga pela primeira vez, algo que deve motivar ainda mais à participação», referiu ainda.
Amanhã, 6 de julho, o programa integra a atuação do grupo “Capella Duriensis”, dirigido pelo Maestro Jonathan Ayerst, que vai interpretar um repertório renascentista do Rito Bracarense.
«Trata-se da recuperação e interpretação historicamente informada de um verdadeiro tesouro musical da cidade de Braga», refere a organização.
Segue-se, no dia 13, o grupo “Noa Noa”, com um repertório composto por sonoridades históricas e mais atuais do eixo ibérico, nomeadamente Trás-os-Montes, Galiza, Elvas, Catalunha, Astúrias, País Basco.
A 20 de julho atua o grupo “Ludovice Ensemble”, que vai interpretar música germânica do período barroco, com seis sonatas para cravo e traverso da autoria de Bach.
A iniciativa encerra-se a 27 de julho com a já habitual atuação do grupo “Sete Lágrimas”, que vai interpretar sonoridades do século XVI.
A direção musical da IV edição do “Música no Claustro” está, uma vez mais, a cargo de Helena Vieira, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
O acesso aos concertos, que se iniciam sempre às 21h30 e se realizam no claustro exterior ao auditório Vita, custa apenas 5 euros. Na compra de quatro bilhetes a organização oferece mais um ingresso.
Partilhar