Arquidiocese de Braga -

6 julho 2013

PEREGRINAÇÃO AO FACHO

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O arciprestado de Barcelos acolhe amanhã a peregrinação mariana ao santuário de Nossa Senhora do Facho, localizado na paróquia da Oliveira.

\n

O arciprestado de Barcelos acolhe amanhã a peregrinação mariana ao santuário de Nossa Senhora do Facho, localizado na paróquia da Oliveira.

A peregrinação, que conta com a participação dos fiéis das paróquias de que constituem a zona pastoral de Nossa Senhora do Facho, parte da freguesia de Roriz às 09h30, atingindo o cume do monte por volta das 11h00. A eucaristia do peregrino, que se celebra à chegada, vai ser presidida este ano pelo Arcipreste de Barcelos, o padre José da Silva Araújo.

O santuário localiza-se a nascente da cidade de Barcelos, na serra de Oliveira. A sua história recua ao ano de 1940, altura em que os párocos da zona decidiram levantar um cruzeiro com 15 metros de altura. Apenas dois anos depois, o cruzeiro foi destruído numa noite de temporal, nascendo a ideia de se levantar um outro cruzeiro, em forma de pirâmide, mas com uma imagem mariana integrada num pequeno oratório.

A invocação mariana escolhida refere-se ao nome do monte, tendo sido batizada como Nossa Senhora do Facho. A imagem da Senhora, por ser do Facho, segura na mão direita um archote ou facho.

A primeira peregrinação realizou-se nos inícios de julho de 1942, e a sua popularidade alastrou, arrastando todos os anos milhares de peregrinos ao alto do monte. É organizada cada ano por uma paróquia diferente desta zona pastoral.