Arquidiocese de Braga -

16 junho 2014

PROCISSÃO DE SANTO ANTÓNIO REÚNE MILHARES DE PESSOAS EM VILA VERDE

Fotografia

Em tarde de muito sol e mais calor, a fé e a adoração por Santo António, santo padroeiro do Concelho de Vila Verde, falaram mais alto, atraindo milhares de assistentes. Valeram, a espaços, as sombras proporcionadas pelas frondosas árvores, que bordejam a

\n

Em tarde de muito sol e mais calor, a fé e a adoração por Santo António, santo padroeiro do Concelho de Vila Verde, falaram mais alto, atraindo milhares de assistentes. Valeram, a espaços, as sombras proporcionadas pelas frondosas árvores, que bordejam a avenida principal, para abrigar uma multidão de fiéis, que mostrou querer participar por inteiro, na homenagem ao Santo.

Foram milhares as pessoas que sairam à rua para acompanhar a procissão em Honra do Santo, que teve como ponto de partida a igreja Matriz, de Vila Verde, num cortejo religioso que reuniu as forças vivas da vila, com o presidente da Câmara, António Vilela e o deputado do Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, entre os participantes. 

Para além de muitos jovens participantes, que transmitiram um ambiente especial ao cortejo, destaque-se a participação do Corpo de Escuteiros de Vila Verde, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, da Banda Musical de Vila Verde e da Banda Musical de Aboim da Nóbrega.

Foi tempo de respeito e por isso todas as atividades lúdicas e musicais, foram paradas para que os vilaverdenses e todos os que os visitaram, pudessem seguir o desenrolar da procissão

Numa abordagem ao desenrolar das festas e à sua participação no derradeiro ato religioso das festas, António Vilela, reconheceu que a sua participação na procissão, está dentro do que considera ser o seu «desejo de participar nas iniciativas que têm lugar no Concelho e no desejo de valorizar a tradição e as instituições locais». De resto, acrescenta «todo o executivo camarário participa nestas iniciativas e este foi mais um momento de afirmação do Concelho de Vila Verde».

Numa abordagem mais lacta daquilo que foram as festas de Vila Verde, o autarca, considerou-as um sucesso.

«Este ano de forma particular, também com a ajuda do tempo, as festas concelhias, em honra de Santo António, foram um grande sucesso, em termos de participação muito forte e activa dos vilaverdeses e das instituições do concelho, que criaram um ambiente muito especial, nestes dias de festa.

Todos os que nos visitaram ficaram satisfeitos pois tiveram à disposição um programa variado de atividades. Quem esteve presente teve boas razões para o fazer. Neste momento, no ponto de vista da afirmação das festas e da participação das pessoas, só posso fazer um balanço extremamente positivo, que é isso que interessa para o concelho, mesmo em termos de negócios.

Os comerciantes tiveram oportunidade de faturar, tiveram as casas cheias, e julgo ter sido um momento muito alto para a economia e também para os vilaverdenses. É importante tirar partido destes momentos âncora, para fazer avançar o comércio e a economia, procurando afirmar Vila Verde, também como um destino turístico». 

A terminar, António Vilela, fez questão de lembrar que «as festas com marcaram um momento alto da vida da comunidade, quer a nível pessoal quer global»,

DM 16 de Junho de 2014