Arquidiocese de Braga -

25 junho 2014

JESUÍTAS PORTUGUESES COM NOMEAÇÕES

Fotografia

A Companhia de Jesus (Jesuítas) em Portugal procedeu a algumas mudanças nas suas comunidades. Segundo informação oficial, o Padre Geral, Adolfo Nicolás – que recentemente visitou o nosso país – nomeou o padre Miguel Almeida, reitor da Comunidade Pedro Ar

\n

A Companhia de Jesus (Jesuítas)  em Portugal procedeu a algumas mudanças nas suas comunidades. 

Segundo informação oficial, o Padre Geral, Adolfo Nicolás – que recentemente visitou o nosso país – nomeou o padre Miguel Almeida, reitor da Comunidade Pedro Arrupe,  em Braga, que acumulará o serviço com o de Delegado do Provincial para a formação. O até agora porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, passa a assumir o cargo de reitor da Comunidade da FacFil/AO, também em Braga.

Segundo a mesma informação veiculada no site da Companhia, o Provincial, padre José Frazão Correia, fez também algumas mexidas, nomeando, entre outras, o padre Alberto Sousa, superior da Comunidade do Colégio das Caldinhas, nas Caldas da Saúde; e o padre António Costa e Silva, superior da Residência do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim.

O Apostolado da Oração (AO) passa a ter por responsável o padre António Valério, que assume a diretoria  das editoriais e revistas ligadas ao AO. Recorde-se que até agora, o Secretariado Nacional do AO estave entregue ao padre Dário Pedroso que, neste rol de mudanças, foi nomeado superior da Residência B. Inácio de Azevedo, na Charneca da Caparica.

O padre Miguel Almeida, assume também, por nomeação do Provincial, o cargo de diretor do Centro Académico de Braga (CAB) e adjunto do Promotor Vocacional.

A Casa da Torre, em Soutelo, Vila Verde vai contar com a presença do padre Gonçalo Eiró que residirá na respetiva comunidade.

Já os padre José Venâncio Pina e Jorge Oliveira integrarão a Comunidade do Colégio das Caldinhas, nas Caldas da Saúde, sendo que este último assumirá ministérios vários e colaboração na pastoral do colégio.

Em termos estruturais dos Jesuítas em Portugal, destaque para a decisão do Provincial, padre José Frazão Correia, proceder à suspensão da comunidade do Colégio da Imaculada Conceição de Cernache. Os membros desta comunidade integrarão a comunidade do noviciado, passando a residir na sua casa atual.

A província portuguesa da Companhia de Jesus, que atualmente abrange Portugal e Moçambique, foi a primeira a ser criada a nível mundial, em 1546, seis anos depois da fundação da congregação, por Santo Inácio de Loiola.

DM, 25 de Junho de 2014