Arquidiocese de Braga -

30 janeiro 2015

Paróquias de Missionários Monfortinos recebem D. Francisco Senra Coelho

Fotografia DACS

Visita às paróquias de Santo André de Parada e Touguinhó (Divino Salvador) incluiu passagem pelo Hospital Senhor do Bonfim, encontro com crismandos e conforto a doentes e idosos.

\n

Na passada quarta-feira, dia 28 de Janeiro, D. Francisco Senra Coelho iniciou a visita pastoral às paróquias confiadas aos Missionários Monfortinos. A primeira paróquia a ser visitada foi a mais pequena, Santo André de Parada. Trata-se de uma paróquia muito antiga, exclusivamente rural, que se debate com o problema da conclusão das obras de ampliação e remodelação da Igreja paroquial.


O Bispo auxiliar de Braga chegou à localidade pelas 15h00 onde, depois de uma pequena saudação aos paroquianos junto à capela de Nª Sra. de Fátima, realizou uma breve oração. De seguida, acompanhado pelos párocos in solidum visitou alguns doentes, aos quais transmitiu um sorriso e uma mensagem de conforto e esperança. 

De regresso à Igreja paroquial, ainda com as obras inacabadas, celebrou eucaristia pelas 17h30, tendo administrado o sacramento da Unção dos doentes. No final da missa encontrou-se com os crismandos.


O jantar com os conselhos económicos das paróquias de Junqueira, Parada e Touguinhó realizou-se na Comunidade Monfortina. O momento foi de comunhão e convívio, com o objectivo de fomentar a unidade entre todos os presentes.

Ontem, dia 29 de Janeiro, foi a vez da paróquia de Touguinhó (Divino Salvador) receber a visita de D. Francisco. Após uma breve visita à Igreja e  visita a uma doente, o prelado visitou o recentemente inaugurado Hospital Senhor do Bomfim. Foi recebido pelo administrador, Vasco Agonia, e pelo Director Clínico, João Peixoto, que o acompanharam, juntamente com os párocos e o diácono Miguel, SMM, na visita ao Hospital. No final da visita foi ainda recebido por Manuel Agonia, impulsionador do projecto.


D. Francisco celebrou a eucaristia na Igreja paroquial com a Unção de Doentes a alguns idosos. De seguida,  encontrou-se com as crianças da catequese e, posteriormente, com os vinte e três jovens e dois adultos que irão receber a Confirmação no próximo Domingo.

Pelas 21h00 realizou-se a Assembleia Paroquial com a participação das forças activas da paróquia. O Bispo auxiliar apelou a que os três pilares fundamentais na paróquia - catequese, liturgia e caridade - sejam o motor da evangelização e de atenção ao próximo.

D. Francisco deixou ainda um desafio a toda a comunidade paroquial, sublinhando que para que seja possível formar uma comunidade verdadeiramente cristã, os leigos têm de se formar, renovar a mentalidade e colaborar com as iniciativas paroquiais.