Arquidiocese de Braga -
9 fevereiro 2015
D. Francisco Senra Coelho quer "maior dinamismo cristão e evangelizador"

Pedido foi feito durante a visita pastoral a Junqueira. O Bispo auxiliar incentivou ainda a um maior compromisso na construção do reino de Deus.
A paróquia de Junqueira (S. Simão e S. Judas Tadeu) recebeu este fim-de-semana a visita pastoral de D. Francisco Senra Coelho. O dia 06, data em que se iniciou a visita, foi dedicado aos mais frágeis, tendo o Bispo auxiliar visitado crianças, adolescentes, doentes e idosos.
Recebido junto à capela de Nª Srª da Graça por um grupo de paroquianos, o prelado fez uma breve visita ao cemitério, onde rezou pelos defuntos, dirigindo-se depois à Capela tricentenária, onde convidou os presentes a rezar pelos paroquianos e pelos frutos da visita pastoral.
De seguida, sempre acompanhado pela comunidade monfortina, deslocou-se à sede do Agrupamento Escolar Dr. Carlos Pinto Ferreira, e, festa pelo dia do patrono. No auditório, o Bispo dirigiu palavras de apreço e estima aos professores na “árdua missão de ensinar no contexto de conflito social e de carreira”. Com os alunos fez uma reflexão sobre os valores, que mesmo por vezes sendo invisíveis, são tão importantes para a felicidade pessoal e humana.
No Centro Social Paroquial, instituição com quase 30 anos, visitou o berçário, a creche, jardim-de-infância e o CATL. Almoçou com os utentes do lar e centro de dia e com a direcção do centro.
Após visita ao lar e capela, o prelado visitou 15 doentes acamados nos seus domicílios, seleccionados entre muitos outros que são visitados mensalmente pelos sacerdotes. A todos dirigiu o conforto da oração e da sua presença. Aos familiares dirigiu palavras de estímulo e de esperança. Visitou também um lar privado, tendo cumprimentado todos os seus utentes. Marcou presença com uma breve oração nas Capelas de S.Mamede em Casal Pedro e Senhor do Padrão no lugar de Barros e, na eucaristia celebrada ao fim da tarde, administrou a Santa Unção a 25 idosos.
A Assembleia paroquial realizada à noite foi o momento oportuno para os leigos ouvirem palavras de estímulo e incentivo a um maior compromisso na construção do reino de Deus. Feita a análise pastoral da paróquia, D. Francisco exortou os participantes a um novo dinamismo cristão e evangelizador com um maior compromisso na catequese, liturgia e caridade.
O Sábado de manhã foi marcado em encontros com os escuteiros, crismandos e crianças da catequese.
A manhã de Domingo foi marcada pelo Eucaristia com o sacramento da Confirmação. Recebido no adro da Igreja pôde admirar o tapete floral com as suas armas episcopais. Na Igreja paroquial, outrora pertencente ao antigo mosteiro, foram crismadas 60 pessoas, entre jovens e adultos . O almoço realizado no salão paroquial juntou 220 pessoas num convívio animado. O Bispo auxiliar colocou desafios de evangelização e de restruturação pastoral.
Partilhar