Arquidiocese de Braga -
17 março 2021
Bispo açoriano D. David Dias Pimentel faleceu no Brasil

DACS com Agência Ecclesia
D. David foi o quarto bispo da Diocese de São João da Boa Vista.
D. David Dias Pimentel, natural dos Açores e bispo emérito da Diocese de São João da Boa Vista, no Brasil, faleceu esta terça-feira aos 79 anos, depois de estar internado com covid-19. As exéquias fúnebres decorreram na tarde desta terça-feira, na catedral da diocese.
D. David Dias Pimentel nasceu a 18 de Março de 1941 na freguesia de Algarvia, no concelho de Nordeste na ilha de São Miguel, nos Açores, de onde saiu ainda jovem. Foi ordenado presbítero a 21 de Dezembro de 1969 e bispo a 31 de Janeiro de 1997 em São José do Rio Preto, São Paulo.
D. David foi o quarto bispo da Diocese de São João da Boa Vista, entre 25 de Março de 2001 e 28 de Setembro de 2016.
O bispo de São João da Boa Vista, D. Antonio Emidio Vilar, comunicou o falecimento do bispo emérito com “imensa tristeza, mas cheia de fé e esperança na ressurreição”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que, “neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de Dom David, ao bispo diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, ao clero e ao povo da diocese e aos seus amigos, ao mesmo tempo que reafirmamos nossa fé na ressurreição e na vitória da vida sobre a morte”.
A CNBB destacou que o lema episcopal do bispo natural dos Açores, “Servir, não ser servido”, traduziu o ministério de D. David “junto ao povo de Deus no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, terra que adotou como sua morada”.
Partilhar