Arquidiocese de Braga -
20 janeiro 2022
Papa vai proclamar Santo Irineu como doutor da Igreja

DACS com Agência Ecclesia/Vatican News
Santo Irineu foi o primeiro teólogo cristão a tentar elaborar uma síntese global do cristianismo primitivo.
O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos para a declaração de Santo Irineu como doutor da Igreja.
De acordo com o Vaticano, o parecer foi dado numa audiência concedida por Francisco ao prefeito da congregação, o cardeal Marcello Semeraro.
Um ‘doutor’ é alguém reconhecido pela Igreja Católica como exemplo de “santidade de vida, ortodoxia doutrinal e ciência sagrada”.
Irineu nasceu em Esmirna (actual Turquia) entre os anos 130-140 e faleceu em Lyon, França, em 202.
De acordo com a Vatican News, Santo Irineu foi o primeiro teólogo cristão a tentar elaborar uma síntese global do cristianismo primitivo. Duas obras dos escritos de Irineu, os cinco livros ‘Contra as heresias’ e a ‘Exposição da Pregação Apostólica’ – definido como o mais antigo catecismo de doutrina cristã – chegaram aos dias de hoje.
Em Outubro de 2021, o Papa tinha anunciado ao Grupo de Trabalho Misto Ortodoxo-Católico Santo Irineu – que reúne especialistas de várias Igrejas e de diferentes países – a intenção de proclamar o santo como doutor da Igreja, com o título de ‘Doctor unitatis’ (Doutor da Unidade), apresentando-o como uma “grande ponte espiritual e teológica” entre o Oriente e o Ocidente cristãos.
Partilhar