Arquidiocese de Braga -

8 novembro 2022

Causa de Frei Bernardo ganha Vice-Postulador

Fotografia Pastoral Juvenil de Celorico de Basto

DACS com Pastoral Juvenil de Celorico de Basto

Hugo César Peixoto Henriques foi nomeado Vice-Postulador da Causa da Beatificação do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos.

\n

A causa de Beatificação e Canonização de Bernardo da Anunciada (Frei Bernardo de Vasconcelos) ganhou um Vice-Postulador. Hugo César Peixoto Henriques recebeu em 27 de outubro, das mãos de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, o decreto da nomeação.

Hugo acompanhará o monsenhor Mário Rui Fernandes Leite de Oliveira, juiz do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e Postulador da Causa em Roma.

A Arquidiocese de Braga escolheu o Frei Bernardo de Vasconcelos como Patrono dos Jovens da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Hugo é natural de Celorico de Basto, assim como Frei Bernardo, e integra a equipa da Pastoral Juvenil deste Arciprestado, bem como a equipa da Pastoral das Vocações. É coordenador do Comité Organizador Arciprestal (COA) que organiza as Jornadas nas Dioceses, para a JMJ Lisboa 2023. 

Segundo a Pastoral Juvenil de Celorico de Basto, Hugo “ao longo da sua vida participou em vários retiros, ultimamente em retiros no Mosteiro Beneditino de Singeverga de onde começou a interessar-se e pesquisar mais sobre o Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, tendo vindo a divulgar e a esclarecer, junto dos movimentos que integra, a Causa de Beatificação e Canonização de Bernardo da Anunciada (Frei Bernardo de Vasconcelos), religioso professo da ordem dos Beneditinos”.

Esta nomeação reflete o empenho e a dedicação de Hugo Peixoto Henriques na vida religiosa, mas sobretudo, reflete a sua fé, prática de oração e serviço aos outros”, diz a Pastoral.

Venerável Frei Bernardo

Frei Bernardo de Vasconcelos nasceu a 7 de Julho de 1902, e faleceu a 4 de Julho de 1932, a três dias de completar 30 anos. Em Agosto de 1924 entrou no Mosteiro de Singeverga, iniciando no mês seguinte os estudos em ordem ao sacerdócio, em Espanha.

Partiu para a Bélgica em 1926 para estudar Teologia. Foi-lhe diagnosticada a doença de Pott, ou tuberculose vertebral, que o fez regressar ao Porto. Viveu um calvário de seis anos, enquanto prosseguiu os estudos em Teologia no Porto, uma vez que a sua grande aspiração era o sacerdócio.

Quando já estava admitido a Ordens Maiores, a doença impediu-o de atingir essa meta. Ficou então subdiaconado.

Frei Bernardo de Vasconcelos escreveu vários artigos e poesias, entre os quais o livro de poemas “Cântico de Amor”.  A sua obra é, essencialmente, mística e teológica, voltada para a espiritualidade.

Faleceu em S. João da Foz do Douro e sepultado no cemitério da Foz, sendo posteriormente trasladado para o cemitério de Molares, em Celorico de Basto. Um ano depois foi sepultado no interior da Igreja Paroquial de São Romão do Corgo, na sua terra natal.