Arquidiocese de Braga -
9 junho 2023
Arcebispo lembra a crianças e familiares que “a fé dá sentido à vida” rumo à felicidade

DM - Rita Cunha
D. José cordeiro presidiu, na manhã de ontem, à cerimónia da profissão de fé dos alunos do Colégio D. Diogo de Sousa
A Cripta do Sameiro encheu-se, na manhã de ontem, dia 8 de junho, por ocasião da Profissão de Fé dos alunos do Colégio D. Diogo de Sousa, cerimónia presidida pelo Arcebispo de Braga que fez questão de enaltecer a importância da fé e de Cristo na vida de cada um tendo em vista a felicidade plena.
“Tal como não podemos viver sem pão ou luz, também sem Cristo a vida não tem o sentido pleno da alegria. A vida oferece muitas felicidades, mas só Jesus Cristo garante a alegria plena e quem descobre isso é a pessoa mais feliz do mundo”, disse, não descartando a hipótese de, ao longo da vida, surgirem dúvidas. “À medida que vão crescendo e vão tendo muita informação de dentro e fora do Colégio, surgem muitas perguntas e isso é muito bom e é bom termos sempre pessoas connosco para nos ajudar a responder às perguntas, mas não a substituir cada um de nós”, acrescentou.
Para D. José Cordeiro, “a fé é o maior risco de vida”. “Ou acreditamos com inteligência ou seguimos a nossa intuição e caminho, mas a fé acontece por contágio e não só pela inteligência ou razão”, sublinhou. E, “se calhar tão ou mais importante que renovar a profissão de fé feita no batismo, será voltar a fazer as perguntas e a pensar no sentido mais profundo da vida: quem sou, para quem sou e para que serve a fé”.
De acordo com o Prelado, “no mundo em que vivemos, estas perguntas têm uma resposta imediata: se vamos perguntar para que serve a fé, muitos dirão que não serve para nada. De facto, a fé não serve para nada porque ela não é para ser concebida.
Mas a fé serve para tudo, para dar sentido à vida, e quem recebe o dom da fé é uma pessoa feliz. Não tem resolvidos todos os seus problemas, mas a fé dá-nos a paz do coração e não nos deixa em paz. A preocupação com os outros, com o mundo e pela ecologia tem de nos incomodar sempre”, sustentou, vincando que “com a fé nós damos sentido pleno à vida”.
D. José Cordeiro lembrou ainda as crianças e os professores, familiares e amigos presentes que “Deus não desiste de nós mesmo que às vezes queiramos desistir Dele”. Pelo contrário: “Ele renova em nós as razões da vida, da fé, da esperança e do amor”.
O Arcebispo de Braga aproveitou ainda o momento para enaltecer o projeto educativo e a formação integral que o Colégio D. Diogo de Sousa proporciona. “Uma proposta do Colégio e da família que nos quer dar para a vida, na liberdade, na verdade e na luz, que significa a fé”.
“Já no batismo receberam a vela de sinal de fé. Esta luz que ilumina o caminho, a luz necessária sobretudo à noite, na escuridão, porque precisamos sempre de um referencial na vida para não nos perdermos, de uma bússola que nos indique o caminho”, reforçou.
Depois da cerimónia de ontem, o Colégio D. Diogo de Sousa continuará a viver, durante este fim de semana, mais momentos de fé, desta vez nas suas instalações. Amanhã, D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar, preside à Eucaristia do Crisma. Já no domingo, é celebrada a Primeira Comunhão. Ambas as celebrações têm início marcado para as 10h.
Partilhar