12 novembro 2016

Discurso na abertura do Conselho Pastoral

Este conselho pastoral é, como sabemos, um órgão consultivo que manifesta a diversidade eclesial e humana da nossa Arquidiocese de Braga. Cada um de nós foi escolhido para representar uma determinada realidade eclesial e, segundo as suas capacidades, contribuir para o futuro desta Igreja local. Têm, por isso, uma responsabilidade acrescida no processo, que se encontra em curso, de procurar um novo paradigma pastoral.

Gostaria, neste sentido, de sublinhar alguns aspectos desta realidade.

Em primeiro lugar, procurar um novo paradigma pastoral implica reconhecer que o actual, alicerçado numa pastoral sacramental e clerical, já não oferece resposta à eclesiologia proposta pelo Concílio Vaticano II. Não oferece também resposta às interpelações das sociedades contemporâneas, ou seja, aquilo que as pessoas nos pedem.

Pode descarregar o PDF na íntegra abaixo.

Download de Ficheiros

Discurso na abertura do Conselho Pastoral