Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 16 Nov 2016
Discurso na abertura do Conselho Presbiteral

Iniciar um ano pastoral dedicado à fé contemplada é tanto uma bênção quanto um perigo. Bênção porque significa que persistimos no nosso itinerário de redescoberta da identidade cristã. Perigo no sentido de corrermos o risco de identificar contemplação com interioridade alheada da realidade circundante. Um estado de espírito que isola a Igreja da sua missão de transformar o mundo. Nada mais errado! Contemplar é para intuir o agir eclesial e o modo de o concretizar. Não podemos viver senão em estado de missão, assim nos testemunham os Evangelhos, e esta precisa de se radicar na interioridade para que os frutos aconteçam e permaneçam.

Não é, por isso, de estranhar que o Conselho Presbiteral se coloque, desde logo, à escuta da Palavra de Deus. A partir dela e dos sinais dos tempos, o Conselho discerne o que Deus deseja para a pastoral da nossa Arquidiocese. Apesar de este ser o último ano do nosso quinquénio pastoral, estou convencido que podemos ainda ser surpreendidos pelo Espírito Santo. Existem ainda muitos tesouros a ser descobertos, existem muitos frutos espirituais a serem alcançados.

Pode descarregar abaixo o PDF na íntegra.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva