
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
Faz já parte da vida da Igreja em Braga celebrar, no primeiro Domingo de Outubro, o Dia da Arquidiocese e a abertura do Ano Pastoral. Temos um Programa Pastoral elaborado sinodalmente, com a participação e decisão do Conselho Presbiteral e Pastoral, e apresentado no dia das Ordenações Presbiterais. Pretende-se, assim, que as comunidades e movimentos possam elaborar atempadamente os seus programas, de modo a que no primeiro Domingo de Outubro todos comecem a trabalhar no ritmo marcado pelas orientações diocesanas.
Hoje é o dia de abertura de um novo Ano Pastoral. Prosseguimos, por isso, com a tarefa de mostrarmos, a partir de um encontro pessoal com Cristo, que o presente histórico é o tempo da esperança. Não podemos permitir que ninguém nos roube este dom de Deus. O objectivo central deste plano pastoral pode, assim, ser sintetizado no lema “criar uma Primavera de Esperança”. Não é fácil. Tudo nos convida ao desânimo e desalento, a mergulhar na tristeza dos tempos que correm e da amargura de um mundo incapaz de dar o que promete.
Neste Dia da Arquidiocese, e nesta Sé Catedral, rezemos a Santa Maria de Braga para que deposite em todos os corações a semente da esperança e que faça com que aqueles que se deixaram possuir por ela olhem para o sombrio da sociedade, nunca passando ao lado, mas semeando em todos os ambientes a esperança que Cristo é para o mundo de hoje.
† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz
Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190