29 janeiro 2024

Mensagem para a Visita Pastoral ao Arciprestado de Braga

Fotografia Arquivo

Caríssimos Irmãos e Irmãs

A Visita Pastoral é experiência de Graça. É verdadeiro “Caminho de Páscoa”, caminho sinodal, samaritano e missionário! Desejamos fazer com todos, em todas as comunidades paroquiais, com simplicidade e com alegria, esta peregrinação de esperança.

É nosso desejo sentir, unidos ao coração de Jesus Cristo Pastor, a realidade das nossas comunidades na riqueza do seu ser, viver, celebrar e crescer na fé, iluminadas pelo Ressuscitado.

Assumimos como tema desta Visita Pastoral a “Eucaristia e Comunidade” sabendo que a “Eucaristia faz a Comunidade (a Igreja) e a Comunidade (a Igreja) faz a Eucaristia”. Isso fará com que o nosso olhar pastoral seja atento na contemplação da presença de Jesus Cristo:

- nas assembleias, comunidades; nos presbíteros, incarnando o ministério (serviço) de presidência;

- na contemplação do agir da Palavra, desde a sua proclamação à vida gerada no espírito de participação, de comunhão e de pertença assumida na missão;

- na contemplação do dom do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que continua a ser alimento e fundamento da nossa esperança.

Com cada comunidade queremos louvar e bendizer a Deus por aquilo que nos faz ser, como filhos e como irmãos.

Queremos dar graças, porque neste “caminho de Páscoa”, peregrinando juntos e assumindo ser Igreja em missão para testemunhar a esperança que nos abre os horizontes dos novos céus e da nova terra.

Para cada comunidade, na sua realidade humana e pastoral, queremos pedir que o Espírito de Jesus Cristo a todos (adultos, jovens, adolescentes e crianças), faça ver o caminho para o qual a sabedoria do Evangelho aponta no tempo concreto em que vivemos.

Queremos, com cada comunidade, ser intérpretes do sonho de Deus para este tempo e para a Igreja que somos.

Por fim, pretendemos manter sempre bem presente, como fruto, o “reavivar a centralidade da Eucaristia e a participação laical”. Desejamos continuar a fazer caminho sinodal que terá consequências verdadeiramente transformadoras nos vários âmbitos: espiritual, sócio/político, familiar, laboral, ético, ecológico. Acreditamos que a Eucaristia poderá transformar toda a vida, a vida toda e a vida de todos. Juntos, queremos “partilhar o Pão para alimentar a esperança”, conforme o lema do 5º Congresso Eucarístico Nacional, que terá lugar cá em Braga de 31 de maio a 2 de junho, acreditando que esta experiência da Visita Pastoral será verdadeiramente uma manifestação de fraternidade e esta é segredo para curar o mundo, conforme a temática do 53º Congresso Eucarístico Internacional que terá lugar em Quito, capital do Equador, de 8 a 15 de setembro deste ano.

De Páscoa em Páscoa, de Domingo em Domingo, a Igreja caminha na história na fidelidade ao Evangelho. A Eucaristia é Vida essencial: nela e a partir dela podemos efetivamente levar Jesus a todos e todos a Jesus.

Cordialmente em Jesus Cristo nossa Páscoa e nossa Paz

Sé de Braga, 28 de janeiro de 2024, IV Domingo do Tempo Comum