Arquidiocese de Braga

Etiqueta Abusos Sexuais

25 julho 2024

Notícia

A. Conferência Episcopal divulga documento orientador para pedidos de compensação financeira

Casos vão ser analisados por duas comissões, propondo «benefício significativo» e «proporcional à gravidade do dano»

30 setembro 2022

Notícia

A. Igreja em França reforça apoio a vítimas de abuso sexual

As duas estruturas criadas após o relatório devastador do ano passado sobre abuso sexual relacionado com a Igreja já ajudaram 100 vítimas.

26 setembro 2022

Notícia

A. Jesuítas portugueses pedem perdão por abusos

Província Portuguesa da Companhia de Jesus apela às vítimas que contactem o Serviço de Escuta ([email protected] ou 217 543 085).

Julia Steinbrecht/KNA via CNS

6 setembro 2022

Notícia

A. Relatório provisório: padres transferidos por diocese alemã continuaram abusos

O relatório listou 195 pessoas como acusadas ​​ou condenadas por abuso sexual. A comissão disse que os números devem aumentar à medida que se aprofundam os arquivos.

5 setembro 2022

Notícia

A. Direito Canónico adapta-se para uma melhor resposta às vítimas de abuso

A participação na formação da resposta institucional às vítimas de abuso, no que diz respeito à resposta jurídica, exige uma atitude de abertura à formação contínua, atenta à evolução legislativa e ao esclarecimento de pontos obscuros ou problemáticos.

ALBERTO PEÑA/EFE/MAXPPP

2 setembro 2022

Notícia

A. No Chile, um estudo especifica as circunstâncias das agressões sexuais por parte do clero

A comissão responsável pelo apoio às vítimas publicou um estudo sobre as circunstâncias das agressões sexuais cometidas por padres. A vulnerabilidade da vítima e o abuso espiritual levam ao abuso sexual no ambiente eclesial.

Família Cristã

1 setembro 2022

Notícia

A. Abusos: “Cada uma das vítimas não é apenas um número de estatística”

Declarações de D. José Ornelas aconteceram durante a abertura do Simpósio do Clero.

AP Photo/John Locher

29 julho 2022

A. Papa pede perdão pelo “mal” dos abusos sexuais

Francisco invocou o exemplo de São François de Laval, primeiro bispo do Québec, que criticou os que rebaixavam os povos indígenas.

Alessandra Tarantino/AP

27 julho 2022

Notícia

A. Académico chileno diz que é preciso fazer mais para combater o abuso da Igreja

Quando a universidade apresentou um estudo único sobre abuso sexual clerical no Chile em 2020, detalhando os casos e alegações que remontam há 50 anos, apenas dois dos 35 bispos convidados para a apresentação apareceram.

25 julho 2022

Notícia

A. Primeiro balanço de Cremades sobre abusos em Espanha: “Entre 1.000 e 2.000 casos”

O advogado responsável pela auditoria externa da Igreja revela que existem até 30 acordos extrajudiciais com vítimas com indemnizações até 50.000 euros.