Arquidiocese de Braga

JAKUB KACZMARCZYK/EPA

8 setembro 2022

Notícia

A. Sínodo: na Polónia, a síntese expressa uma reprovação dos leigos em relação à hierarquia

A Conferência Episcopal Polonesa publicou, quinta-feira, 25 de Agosto, a síntese nacional das contribuições recolhidas no âmbito do “Sínodo sobre a Sinodalidade”, que se refere ao futuro da Igreja. Os leigos poloneses expressaram fortes críticas à hierarq

7 setembro 2022

A. Católicos na Suíça exigem mais sinodalidade à Igreja

O relatório final para o Sínodo de 2023 pede o fim da discriminação contra as mulheres, os divorciados e os homossexuais dentro da comunidade cristã.

5 setembro 2022

Notícia

A. Igreja Argentina toma consciência do clericalismo, saboreia a sinodalidade e pede para se acabar  com o poder piramidal

"Escuta, diálogo e inclusão são reivindicações para viver dentro e fora da Igreja, como necessidades cruciais deste tempo."

Vatican Media

1 setembro 2022

Notícia

A. Relatórios sinodais de todo o mundo levantam questões como o clericalismo e as mulheres

Os dois maiores problemas que aparecem uma, e outra, e mais uma vez nas Sínteses Sinodais: o clericalismo e o lugar das mulheres na Igreja.

15 julho 2022

Notícia

A. D. Luis Marín: “Queremos uma Igreja aberta, que fale a linguagem do povo”

Subsecretário da Secretaria Geral do Sínodo explicou que “o processo sinodal oferece a oportunidade de uma profunda reforma na Igreja”.

17 fevereiro 2022

Notícia

A. Cardeal Ouellet: “O que se pode esperar de uma «teologia do sacerdócio» quando os abusos ocupam as primeiras páginas?”

Prefeito da Congregação para os Bispos abre simpósio do Vaticano sobre o sacerdócio reconhecendo sentir-se “dilacerado” e “humilhado” pelos abusos do clero.

6 janeiro 2022

A. Uma Igreja sinodal e opções de mudança

A Igreja Católica pode regressar às assembleias democráticas, ao estilo Protestante, ou abraçar reformas que atribuam aos conselhos um papel na deliberação, mas não na tomada de decisões.

16 dezembro 2021

A. Irmãs Vedruna pontuaram o machismo na Igreja: 7,96

Três em cada quatro religiosas acreditam que a cultura institucional machista “distorce a mensagem evangélica”.

4 outubro 2021

Notícia

A. “Com o coração triste…” – o escândalo dos padres abusivos

Artigo do Pe. Tomáš Halík, publicado no "The Tablet".

20 agosto 2018

Notícia

A. Papa: abusos cometidos por sacerdotes são "atrocidades"

Pontífice escreveu Carta Aberta onde condena abusos por parte do clero e pede corresponsabilização de "todo o povo de Deus".