Arquidiocese de Braga -

24 outubro 2024

Solenidade de Todos os Santos

Fotografia

“É grande nos Céus a vossa recompensa”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral, integrando várias luzes.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Os santos cantavam – C. Silva

[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Simões

[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos

[Apresentação dos dons] Os povos proclamam – M. Simões

[Comunhão] Bem-aventurados! Alegrai-vos! – J. Geada

[Final] Cantai comigo – H. Faria

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações próprias da solenidade de Todos os Santos

[Prefácio] Prefácio próprio da solenidade de Todos os Santos

[Oração Eucarística] Oração Eucarística I

[Bênção] Bênção solene para Todos os Santos 

 

Catequese Mistagógica

Doxologia

A finalidade da celebração litúrgica pode exprimir-se num duplo movimento: por um lado, o louvor e a glória devidos a Deus; por outro, a santificação do ser humano. Ora, a conclusão da oração eucarística, que se designa doxologia, “exprime a glorificação de Deus” de forma evidente, sendo “ratificada e concluída com a aclamação ‘Amen’ do povo” (IGMR 79). 

Na doxologia, torna-se claro que a oração de louvor, honra e glória se dirige sempre a Deus Pai, por mediação de Cristo (por Ele, com Ele e n’Ele), pela ação e comunhão geradas pelo Espírito Santo, em todo o tempo e na eternidade. Dado o caráter solene da conclusão da oração eucarística, pode ser cantada, no tom simples ou no solene, ou simplesmente recitada. Em qualquer dessas formas, a resposta do povo deve ser sempre convicta, com um verdadeiro assentimento de fé.

 

Introdução à Liturgia da Palavra

Depois de todos se sentarem e antes de os leitores avançarem para a proclamação da Palavra, fazer um tempo significativo de silêncio. Depois, introduzir a Liturgia da Palavra com este texto:

Façamos silêncio no íntimo do nosso coração. É Deus, nosso Pai, quem nos fala. Jesus, o Cristo, apresenta-nos o único caminho que nos leva à alegria da Santidade. Vamos acolher cada bem-aventurança com amor profundo, com esperança infinita, com uma fé inabalável. Escutemos…

 

Evangelho para os jovens

Ninguém é santo se não salvar o outro. Ser bem-aventurado é ser feliz na estrada que o Senhor da vida nos propõe. Cristo apresenta-nos um caminho exigente: pobreza, humildade, choro, fome, sede e todo o tipo de perseguições, insultos, mentiras…Mas há uma certeza que nos move, uma recompensa que almejamos: o reino dos céus!

Neste “caminho de Páscoa”, muitos esquecerão que são a geração que procura o Senhor. “Levar Jesus a todos e todos a Jesus” é a única fórmula que nos levará à alegria da santidade. Está nas nossas mãos chamar todos, todos, todos… os filhos de Deus à sua casa, à sua presença, à sua messe. O nosso exemplo de vida é essencial. Somos sinal da esperança neste mundo escuro e frio. Não podemos esquecer que só seremos felizes, se fizermos os outros felizes. Recordemos com carinho o exemplo do santo Carlo Acutis: “não eu, mas Deus!”. Vamos! Ser Santo é possível!

 

Oração Universal

V/ Irmãs e irmãos caríssimos: na solenidade que nos une a todos os santos, oremos Àquele que pode saciar a nossa fome de santidade e de vida, cantando, com alegria: 

R/Por intercessão dos vossos santos, salvai-nos, Senhor

  1. Pela santa Igreja de Deus, para que, no dia da manifestação de Jesus Cristo, apareça resplandecente em todos os seus membros, oremos.
  2. Pelos bispos, presbíteros e diáconos, para que venham um dia a contemplar no céu Aquele que na terra os chamou ao seu serviço, oremos.
  3. Pelos que regem os destinos das nações, para que encontrem em Deus o dom da sabedoria, da prudência, do desapego e da verdade, oremos.
  4. Pelos que choram e pelos que sofrem perseguição por amarem a justiça e a verdade, para que se alegrem com todos os santos no céu, oremos.
  5. Pelos que andam cansados e oprimidos, para que sintam a presença de Jesus e n’Ele encontrem descanso, alívio e força, oremos.
  6. Por todos nós que celebramos esta solenidade, para que vivamos unidos aos eleitos de Deus e um dia vejamos o rosto de Cristo glorioso, oremos.

V/ Deus eterno e omnipotente, dignai-Vos ouvir as nossas súplicas e conduzir-nos, pelo vosso Espírito, para a bem-aventurança que nos prometeis. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

A Solenidade de Todos os Santos é a festa de um grande Banquete. No livro do Apocalipse lança um convite aos santos: “felizes os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro!” As bem-aventuranças resumem-se nesta bem-aventurança: tomar parte no banquete das núpcias do Cordeiro. Podemos dizer: “bem-aventurados os pobres em espírito, os humildes, os que choram, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que sofrem perseguição por amor da justiça, os insultados, perseguidos e caluniados por causa de Jesus, porque são convidados para o banquete do Cordeiro”. A Eucaristia é já a bem-aventurança suprema tornada presente.

 

Sair em missão

Vamos ao encontro de um sem-abrigo? Vamos levar Jesus àqueles que ainda não sabem o que é ser bem-aventurado, o que é ser feliz… Levemos o amor que Jesus nos legou através de um sorriso, de uma peça de roupa limpa, de um simples “Bom dia! Como está?”, ou até de uma oração profunda, para que se convertam ao caminho de santidade, que Jesus nos apresenta, os que andam perdidos e sós.


Download de Ficheiros

b_comum_todos-os-santos.docx