19 outubro 2020

"Educação, Família e Liberdade": Nota Pastoral de D. Jorge Ortiga

Fotografia

Nota Pastoral por ocasião da Semana da Educação Cristã, celebrada de 18 a 25 de Outubro de 2020.

1. O combate de um pai e de uma mãe da nossa Arquidiocese em prol da liberdade de educação e do direito dos progenitores escolherem o tipo de educação a dar aos seus filhos vem sendo objeto de múltiplos comentários e opiniões. Um casal de simples cidadãos, desprovido de qualquer tipo de poder e influência especiais mobiliza a opinião pública de todo o país e desafia o poder político. Independentemente do juízo sobre os meios que escolheram para tal combate, a sua coragem e o seu espírito de missão são merecedores do nosso respeito e da nossa solidariedade. As inquietações que vêm sofrendo não deixarão de dar fruto em benefícios de muitas outras famílias, para além do desfecho que o caso venha a ter. Seja qual for esse desfecho, a sociedade portuguesa está já hoje mais desperta para a importância de reconhecer e garantir tais direitos dos pais e mães. Como nunca se impõe uma reflexão séria sobre questão tão sensível de tantas consequências no presente e no futuro.

Sinto-me estimulado a deixar um pequeno contributo para esta reflexão, na Semana da Educação Cristã, que este ano nos propõe o lema: “Fortalecer e apoiar a Família Igreja Doméstica”.
Esta minha nota pastoral terá valor se suscitar uma maior participação e responsabilização por parte dos pais.

(...)

[Leia a Nota completa aqui]