Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Set 2021
Rezar é Complicado? Há uma formação em Outubro para saber mais
As inscrições já estão abertas para a participação presencial, no Espaço Vita, e online.

O arciprestado de Braga está a organizar uma jornada de formação para os dias quatro, cinco, seis e sete de Outubro com uma pergunta como tema: “Rezar é Complicado?” A formação, que já tem inscrições abertas, tem lugar no Espaço Vita, mas também será possível participar através da plataforma Zoom.

Cada dia de formação é dedicado a uma parte específica do tema. No primeiro dia, a oração é enquadrada como prioridade” na Renovação Inadiável; no segundo dia, é explorada a espiritualidade cristã oriental; no terceiro dia, os formandos poderão explorar a diversidade existente nas várias formas de oração; e no quarto dia será feita uma proposta de acompanhamento, tanto presencial como online.

Os responsáveis do arciprestado de Braga explicam que o objectivo, para além de assinalar o início do ano pastoral no Arciprestado de Braga”, é oferecer uma jornada de formação a todos os cristãos”, dar um contributo para concretizar a «renovação inadiável» sugerida pelo Papa Francisco”, implementar uma cultura de oração em todas as paróquias”, e ajudar os cristãos a iniciar ou amadurecer o caminho de discipulado”.

A expectativa é proporcionar uma renovada aproximação ao estudo bíblico, ao sacramento da reconciliação, à adoração eucarística, à oração contemplativa”, porque até a maneira como se vive em comunidade é transformada”.

Já sobre se rezar pode ser mesmo complicado, a resposta não é simples: Há pessoas que dizem que sim e outras que dizem que não; outras até dirão que depende dos dias e das situações da vida. Por isso mesmo, durante a semana da formação, vai ser possível escutar alguns testemunhos sobre orar.

Esta jornada de formação surge na sequência das várias edições da Semana Bíblica, promovidas entre 2008 e 2017, que assinalaram o início de cada ano pastoral, e da dedicação dessas jorndas bíblicas ao “«sonho» missionário do Papa Francisco, a Renovação Inadiável”, a partir de 2018. Depois da paragem em 2020, esse ciclo é agora reiniciado, dedicando-se à oração.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social