Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 6 Out 2021
LOC/MTC promove Seminário Internacional
Seminário “Impacto da pandemia de coronavírus no emprego, nas famílias, na sociedade e na protecção social” irá contar com vários painéis de aprofundamento, uma mesa redonda, debates e outros trabalhos.
  © Zhu Liang

A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos promove, de 7 a 10 de Outubro, no Park Hotel-Valongo, distrito do Porto, um Seminário Internacional sobre o “Impacto da pandemia de coronavírus no emprego, nas famílias, na sociedade e na protecção social”, que conta com o apoio do EZA-Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e da União Europeia.

Na Sexta Feira, dia 8 de Outubro, das 09h30 às 10h45, decorrerá a Sessão de Abertura presidida por D. Manuel Linda, Bispo da diocese do Porto, e com a participação de Américo Monteiro, Coordenador Nacional da LOC/MTC, Maria Reina Fidestra, em representação do EZA, Ana Maria Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo.

O objectivo do Seminário é "aprofundar o impacto da pandemia e as consequências económicas e sociais, principalmente para os trabalhadores e para as classes mais desfavorecidas, debater os valores do Estado de Direito e da Democracia Funcional e Participativa e o que podem representar para a prosperidade social dos trabalhadores e das sociedades da Europa e do mundo", bem como "avaliar que papel devem ter as organizações de trabalhadores em geral e mais especificamente as organizações sindicais, para defenderem e promoverem a estabilidade e segurança desses valores, com vista à dignidade humana e ao desenvolvimento e protecção social", refere a LOC/MTC em comunicado.

O encontro conta com a "participação de peritos portugueses e estrangeiros que  ajudarão a compreender e interpretar estas realidades sobre o tema, que foi subdividido em 5 sessões, para analisar as suas causas e consequências na vida das pessoas e na sociedade, aprofundar a dimensão teológica e a responsabilidade cristã e perspectivar respostas para os novos desafios em relação ao futuro".

Palavras-Chave:
LOC/MTC  •  Seminário  •  Porto  •  Covid-19