Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com SCMB | 15 Nov 2021
Misericórdia de Barcelos inaugurou obra de beneficiação de lar
Bênção foi dada pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e precedida por um momento musical de fado em tributo a Amália Rodrigues.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inaugurou este domingo, dia 14 de Novembro, a obra de beneficiação do lar para idosos, com a presença de D. Jorge Ortiga e um momento musical de homenagem a Amália Rodrigues a encerrar a exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália”.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o provedor da instituição, Nuno Reis, descerraram a placa que assinala a conclusão da obra de beneficiação do Lar da Misericórdia, numa cerimónia que contou também com a presença do capelão da instituição, Frei Hermano Filipe.

D. Jorge Ortiga congratulou-se pela aposta na requalificação desta estrutura residencial para pessoas idosas, explicando que “o trabalho que foi feito pela Misericórdia de Barcelos merece da minha parte, da parte da Igreja e da Arquidiocese, um obrigado muito sincero, porque aquilo que interessa e é fundamental é que todos quantos aqui residem se sintam bem, na sua própria casa, com toda a qualidade e com todas as condições, não lhe faltando nada daquilo que é essencial”.

Ao longo dos últimos dois anos, de forma faseada, o Lar da Misericórdia foi sendo intervencionado para servir melhor os 38 utentes que lá residem e as 35 pessoas que os apoiam e deles cuidam. De acordo com Nuno Reis, a obra “decorreu faseadamente porque a instituição não tinha possibilidades de a fazer toda de uma vez, mas também porque a pandemia obrigou a várias alterações, mas permitiu reparar e substituir parte do telhado, reparar claraboias, substituir caixilharias, reparar as que tinham reparação, remodelar todas as áreas partilhadas, os corredores, o refeitório, cada um dos quartos, substituir mobiliário que já estava muito antigo e degradado por mobiliário mais funcional”. 

As intervenções realizadas pretendem garantir um maior conforto e qualidade na utilização diária destes espaços pelos utentes e colaboradores, através do aumento da luminosidade, bem como pelo conforto das soluções de equipamentos e mobiliário aplicadas. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos assinala ainda que criar condições físicas, estruturais e logísticas favoráveis, de forma a aumentar a qualidade dos serviços prestados às pessoas idosas, é uma das prioridades da instituição.

A inauguração foi precedida de um concerto de tributo a Amália Rodrigues, com a fadista barcelense Carla Cortez – acompanhada por Miguel Silva, na guitarra portuguesa, e Miguel Silva Júnior, na viola de fado –, que teve lugar na escadaria do Lar da Misericórdia. O fado voltou a ser escutado, mais tarde, no Auditório da Misericórdia, num momento musical que marcou o encerramento da Exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190