Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 19 Nov 2021
Vaticano dá dicas para colocar crianças no centro do Ano Amoris Laetitia

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou uma campanha com dez conselhos para ajudar a centrar a atenção pastoral na formação e educação das crianças na família.

O decálogo centra-se em temas como a escuta, o diálogo, a renúncia, o serviço ao próximo, a alegria de doar e a maturidade. Durante dez dias, o Dicastério vai publicar imagens com reflexões nas redes sociais. Os conteúdos estão também disponíveis num website.

O organismo do Vaticano explica que esta campanha é “importante, mesmo com toda a sua simplicidade, porque quer contribuir para focar a atenção pastoral na formação e educação das crianças na família, para ajudar os pais a não desistirem diante de tantos problemas generalizados na idade pré-adolescente”.

O Dicastério destaca que, geralmente, os problemas são causados “pela falta de diálogo com os filhos” e um “profundo sentimento de solidão da parte das crianças”, que, hoje, podem esconder “experiências traumáticas, como, por exemplo, o cyberbullying”.

Os 10 conselhos, ou “dicas”, pretendem que as famílias e, sobretudo, as crianças, tenham conhecimento “das palavras do Papa Francisco” na Amoris Laetitia, a exortação apostólica publicada em 2016.

“Cada um está ao serviço dos outros, mas ninguém é empregado dos outros. Isso significa que é bom fazer algo pelos outros com generosidade e alegria”, lê-se no conselho desta sexta-feira, inspirado no número 94 da Amoris Laetitia.

A Igreja Católica está, desde 19 de Março e até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, a 26 de Junho de 2022, a viver um ano especial dedicado à família assinalou o quinto aniversário da exortação Amoris Laetitia, resultado de duas assembleias do Sínodo dos Bispos.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva