Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 23 Dez 2021
Bispos recomendam distanciamento nas celebrações litúrgicas de Natal
A DGS actualizou esta terça-feira a orientação que prevê as medidas de prevenção e controlo da covid-19 em locais de culto e religiosos, recomendando o distanciamento de 1,5 metros entre os participantes.
  © DACS

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recomenda vivamente que haja distanciamento físico entre participantes nas celebrações a partir do Natal, inclusive nas missas da noite do Natal.

Os bispos portugueses pedem que seja cumprido um adequado distanciamento entre os participantes” devido ao agravamento da pandemia, relacionada com o surgimento da variante Ómicron.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) actualizou esta terça-feira a orientação 29/2020, que prevê as medidas de prevenção e controlo da covid-19 em locais de culto e religiosos, recomendando o distanciamento de 1,5 metros entre os participantes.

A CEP lembra que “continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras”.

As celebrações públicas na Igreja Católica têm decorrido de acordo com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de Maio de 2020, estabelecidas em acordo com as autoridades de saúde.

As mais de 80 indicações incluem normas para a higienização dos espaços, das pessoas e dos objectos de culto, o “obrigatório o uso de máscara” para todos e a adaptação de rituais litúrgicos para evitar o contacto físico.

Palavras-Chave:
covid-19  •  pandemia