Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
11 Jan 2022
D. José Cordeiro reconduzido como Delegado Nacional aos Congressos Eucarísticos Internacionais
Comunicado do Conselho Permanente da CEP também faz novo apelo à vacinação contra a Covid-19.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Irene Rodrigues

D. José Cordeiro, Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, foi reconduzido, esta tarde, pela Conferência Episcopal Portuguesa, como Delegado Nacional aos Congressos Eucarísticos Internacionais. O Prelado havia sido nomeado, em 2018, para esta representação.

A nomeação foi avançada através de Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, reunida hoje. Além da nomeação de D. José Cordeiro, o P. José Carlos Teixeira Rebelo, da Diocese do Porto, foi nomeado como Assistente Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos, para o triénio 2022-2025.

No comunicado é feito novo apelo à vacinação de todos os cidadãos contra a Covid-19, sendo pedido "cuidado reforçado em relação às medidas de proteção nos espaços litúrgicos, tais como o distanciamento previsto nas normas, a higienização e o uso de máscara".

Sobre o processo eleitoral em curso no país, o Conselho Permanente "apela à participação democrática dos cidadãos no acto eleitoral do próximo dia 30 e pede aos partidos políticos que apresentem com clareza as suas propostas quanto aos grandes problemas da sociedade, sobretudo no que diz respeito à vida humana e sua salvaguarda integral, às situações de pobreza e coesão económica, às questões da justiça, à desertificação do interior do país, à situação dos imigrantes e aos problemas ambientais".

O comunicado refere ainda a apresentação pública da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa, ocorrida ontem na Fundação Calouste Gulbenkian, e afirma que "está previsto para breve um encontro das comissões diocesanas para a proteção de menores, para acertar procedimentos comuns do seu trabalho e proceder à constituição de um grupo coordenador a nível nacional".

Na próxima Assembleia Plenária deverão ser aprovados dois documentos que estão em fase de auscultação junto das instâncias diocesanas e de outros organismos eclesiais: "Ministérios laicais para uma Igreja ministerial" e "Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com as Famílias, com as Crianças e com os Adolescentes".

As próximas Jornadas Pastorais, que decorrem de 20 a 22 de Junho, irão abordar o tema da Sinodalidade a partir das sínteses das Dioceses e da Conferência Episcopal.

Leia o comunicado na íntegra aqui.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
D. José Cordeiro  •  CEP  •  Comunicado  •  Nomeação  •  Vacinação
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190