7 março 2022

Papa desafia católicos a escolher a “verdadeira liberdade”

DACS com Agência Ecclesia

O líder da Igreja Católica afirmou que a verdadeira “felicidade e liberdade” não está “em possuir, mas em partilhar”.

O Papa desafiou este domingo os católicos a imitar Jesus e escolher “a verdadeira liberdade”. Francisco alertou, no primeiro domingo da Quaresma, para as “tentações” do poder e da exploração do ser humano.

O líder da Igreja Católica afirmou que a verdadeira felicidade e liberdade não está em possuir, mas em partilhar, não em explorar os outros, mas em amá-los, não na obsessão pelo poder, mas na alegria do serviço”.

Francisco desafiou os crentes a lutar “contra as seduções do mal, para aprender a escolher a verdadeira liberdade”, e lembrou que uma das tentações apresentadas a Jesus foi a de “aproveitar” a sua posição, como Filho de Deus, e “aumentar o seu poder”, algo que descreveu como uma proposta sedutora, mas que leva à escravidão do coração”, tornando as pessoas obcecadas pelo desejo de ter, reduz tudo a ter coisas, ao poder, à fama”.

O Santo Padre falou das tentações a propósito do Evangelho do primeiro domingo da Quaresma, no qual Jesus, no deserto, é conduzido pelo Espírito Santo durante 40 dias para ser tentado pelo diabo.

O Papa sublinhou que Jesus responde às tentações com “a Palavra de Deus”, sem entrar em diálogo com o diabo, avisando que ceder “à sua bajulação” é justificar a nossa falsidade, disfarçando-a de boas intenções”: Quanto vezes já ouvimos isto: ‘Fiz negócios estranhos, mas ajudei os pobres’? ‘Aproveitei o meu papel, mas também por um bom propósito’; ‘cedi aos meus instintos, mas basicamente não fiz mal a ninguém’.”