Arquidiocese de Braga -
22 julho 2022
Há um kit pastoral para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos!
DACS com Press La Machi
Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Os textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou um kit pastoral com as indicações para a celebração do segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais.
Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.
Além disso, foi anunciado que a Penitenciaria Apostólica concedeu, mais uma vez, a Indulgência plenária a todos os idosos que participarem das celebrações liturgias por ocasião do Dia Mundial, e a todos os que, nos dias anteriores ou posteriores, forem visitar um idoso sozinho. A visita, segundo o Papa, “é uma obra de misericórdia do nosso tempo!”
O kit pretende ajudar a pôr em prática o convite do Santo Padre, ou seja, celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as paróquias, dioceses e comunidades eclesiais, mas deseja também oferecer ferramentas pastorais para lançar as bases de uma atenção aos idosos com um olhar no futuro.
“A atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um facto consolidado na nossa sociedade. O Santo Padre convida-nos a tomar consciência da relevância deles na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas”, sublinhou o Card. Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
As catequeses e a mensagem do Santo Padre são o cerne do kit pastoral e contêm uma ampla gama de indicações que poderão ser adotadas, adaptando-as, caso necessário, às diversas realidades eclesiais. A oração oficial é um instrumento para acompanhar as preparações do evento e pode ser recitada pelos idosos e pelos que irão visitá-los.
Clique aqui para descarregar o kit pastoral.
Dia dos Avós na Arquidiocese de Braga
No Domingo, 24 de Julho vai celebrar-se o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Este dia especial, instituído em 2021 pelo Papa Francisco, festeja-se no Domingo mais próximo da festa de São Joaquim e Santa Ana (26 de Julho), avós de Jesus.
Este ano, o lema é inspirado no Salmo 92, “Dão fruto mesmo na velhice”. O Santo Padre salienta que este lema vai em contracorrente relativamente àquilo que o mundo pensa desta idade da vida. Chama ainda a atenção aos idosos para lutarem contra um comportamento resignado, que os faz caminhar com pouca esperança e sem esperar mais nada do futuro.
Pelo contrário, a riqueza dos anos vividos pelos avós e idosos é um tesouro a valorizar, proteger e comunicar. Por isso, o Papa Francisco convida, mais uma vez, a celebrar este Dia nas paróquias e comunidades, e a visitar os idosos mais abandonados, em casa ou nas residências onde estão hospedados. Ninguém deve viver este dia na solidão, pois “a visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”, salienta o Santo Padre.
Também não devem ser esquecidos os religiosos e religiosas de idade avançada, que são os "avôs" e as "avós" da vida consagrada. "Ainda dão muito fruto na oração silenciosa, e no modo como transmitem as suas histórias de vida aos mais novos, com inúmeras e ricas experiências", salienta a Pastoral Familiar Arquidiocesana.
Na Arquidiocese de Braga, este Dia será celebrado nos vários Santuários da Diocese. "Convidam-se todos os avós e idosos a participar, junto com as suas famílias, filhos e netos, a quem constantemente oferecem afectos, por quem rezam e a quem dão conselhos cheios de sabedoria", apela o Departamento.
Partilhar