Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 29 Jun 2022
Bom Jesus celebra 3º aniversário de inscrição na UNESCO
No dia 7 decorre a conferência “O Bom Jesus, Património Mundial da Unesco, como construtor de novos caminhos para a paz”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Confraria do Bom Jesus do Monte celebra entre 5 e 9 de Julho o terceiro aniversário da inscrição da Lista do Património Mundial e o sétimo aniversário da elevação a Basílica Menor.

As celebrações das efemérides, uma de cariz mais religioso e outra mais secular, estão focadas na paz mundial. 

O programa começa no dia 5 de Julho, às 17h00, com a eucaristia do sétimo aniversário de elevação a Basílica. 

No dia 7, dia do terceiro aniversário da inscrição na lista de Património Mundial da Unesco, às 12h00, os sinos do Bom Jesus vão tocar em tom festivo. Às 15h10 decorre a assinatura do Protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Braga e a Confraria do Bom Jesus do Monte, com a presença de D. José Cordeiro, do Cón. Mário Martins e de Ricardo Rio.

Neste dia, no Hotel do Parque do Bom Jesus, pelas 15h00, decorre também a conferência “O Bom Jesus, Património Mundial da Unesco, como construtor de novos caminhos para a paz”, com Laura Castro, Directora Regional da Cultura do Norte. Às 17h30 será celebrada eucaristia, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro.

No dia 8, às 21h30, há concerto pelo grupo vocal “Os Cupertinos”, na Basílica, com entrada livre.

No dia 9, também às 21h30, realiza-se o concerto de encerramento, nos escadórios do Bom Jesus, pelo Coro Académico da Universidade do Minho, também com entrada livre.

Para o Cónego Mário Martins, com este programa impõe-se “olhar para este espaço, para o Santuário e para o Bom Jesus no seu todo e olhá-lo com a lente de património que, nas suas diversas iniciativas, assim como as outras que aqui realizamos, como um espaço de construção da paz”.

O Presidente da Confraria referiu que a escolha da temática da construção de caminhos para a paz foi feita por duas razões: por um lado, por a Unesco estar desde sempre directamente relacionada com a Paz e pela actualidade mundial, com a guerra na Ucrânia e em outras partes do mundo.

“Com esta comemoração, o Bom Jesus e a UNESCO querem dar um contributo no sentido de sermos todos construtores da paz. O Bom Jesus, por tudo o que representa, pelo património edificado, património natural e cultural, procura promover o espírito cristão que lhe dá identidade. Nesta conferência e nestas comemorações em geral, queremos ser um sinal positivo para o mundo”, referiu.

A conferência está incluída no programa da UNESCO, que este ano está a celebrar os 50 anos da Convenção do Património Mundial. 

A conferência tem entrada livre, mas requer inscrição obrigatória através do endereço electrónico geral@bomjesus.pt.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190