Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 4 Jul 2022
Publicada versão final da Síntese da Arquidiocese de Braga
Equipa sinodal considera ainda que o objectivo principal da fase diocesana foi alcançado.
  © Sínodo em Braga

A Arquidiocese de Braga já publicou a sua síntese diocesana, tendo também em conta as reflexões realizadas durante a Assembleia Sinodal.

O documento afirma que “por uma questão de fidelidade ao esquema proposto no documento preparatório, a equipa optou por manter as três temáticas (Comunhão, Participação e Missão), bem como as questões apresentadas, sem qualquer alteração, de forma a não destacar ou relegar nenhum tema ou questão”.

No entanto, a equipa sublinha que foi dada “liberdade dada às comunidades e aos grupos sinodais de poder adaptá-las ao seu contexto”.

De acordo com a Síntese, as reflexões que foram recebidas “abrangeram uma ampla variedade de questões e problemáticas”, reflectindo a diversidade das realidades eclesiais que constituem a Arquidiocese.

“Esta diversidade de visões, mais do que ser identificada como um obstáculo no caminho, pode ser reconhecida como uma potencialidade e riqueza a explorar. Ainda que, nalgumas sínteses, seja referida a dificuldade de escuta e valorização de opiniões nas paróquias e nos grupos”, lê-se nos documentos.

A equipa sinodal considera ainda que o objectivo principal da fase diocesana foi alcançado: “infundir nas comunidades e realidades eclesiais este espírito de sinodalidade, na esperança de que este se prolongue além do limite temporal estabelecido para este Sínodo”, sendo que algumas sínteses referem mesmo a vontade de repetirem os encontros sinodais.

“É também evidente, na maioria das reflexões recebidas, o papel e lugar que o Espírito Santo ocupou em todo o processo desenvolvido. Está explícito o amor que as pessoas sentem pela Igreja e a vontade de caminharem em conjunto, de desenvolverem um sentido de comunidade e de propósito comum”, é possível ler-se.

Muitas das reflexões recebidas pela equipa, no entanto, deixam transparecer “mais aspectos negativos e críticas à Igreja do que propostas concretas de edificação”. É notório um certo grau de “descontentamento” e de “de urgência de mudança das estruturas e métodos eclesiais”.

A Síntese pode ser consultada aqui, em www.sinodoembraga.pt, ou descarregada abaixo desta notícia.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social