Arquidiocese de Braga -

15 julho 2022

D. José Cordeiro apresenta obra “Rostos de uma Barragem”

Fotografia

dacs

No dia 30 de Julho, às 17h30, no Barrocal do Douro, em Picote, Miranda do Douro.

\n

A obra "Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz" vai ser apresentada por D. José Cordeiro no dia 30 de Julho, às 17h30, no Barrocal do Douro, em Picote, Miranda do Douro.

A obra, coordenada por Henrique Manuel Pereira, que é professor da Escola das Artes na Universidade Católica Portuguesa, reproduz “um álbum de cerca de 200 fotografias, a preto e branco, na sua esmagadora maioria da autoria do Padre Telmo Ferraz e por ele legendadas”.

A apresentação da será feita também pelo organizador da obra Henrique Manuel Pereira, contando também com a presença do padre Telmo Ferraz.

O livro retrata a realidade da barragem de Picote, a primeira do Douro internacional, iniciada em 1954 e inaugurada em 1958, um marco da engenharia e arquitectura portuguesa da época e um contributo para a industrialização do país.

A edição desta obra com a chancela da «Alforria» conta com o apoio da Movhera, empresa concessionária do aproveitamento hidroeléctrico de Picote, do Município de Miranda do Douro, e também com outras instituições locais como a associação Família Kolping de Picote e a Junta de Freguesia de Picote.