Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
7 Out 2022
Servir na alegria da caridade
Mensagem de D. José Cordeiro por ocasião da nomeação de D. Delfim Jorge Esteves Gomes como Bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DACS

Pax!

Na Liturgia da Igreja, rezamos nesta semana: «Deus todo-poderoso e eterno,que, na abundância do vosso amor,cumulais de bens os que Vos imploram, muito além dos seus méritos e desejos,pela vossa misericórdia,libertai a nossa consciência de toda a inquietaçãoe dai-nos o que nem sequer ousamos pedir».

Agradeço muito ao Papa Francisco o gesto de proximidade paterna e fraterna na escolha do estimado Padre Delfim Jorge Esteves Gomes, membro do Presbitério da Diocese de Bragança-Miranda, para o serviço de Bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga. 

Recebo com enorme alegria este dom da Graça para a desafiante missão na nossa querida Arquidiocese em renovada peregrinação sinodal e samaritana com o Presbitério, as Famílias, os Jovens e todo o Povo Santo de Deus.

Caríssimo Dom Delfim Gomes, muito bem-hajas. O Senhor te conceda a Sua paz e te confirme na alegria da caridade. Bem-vindo!

Muito obrigado à Diocese de Bragança-Miranda pelo fiel testemunho de fé, esperança e caridade na solicitude eclesial. Como rezava São Francisco de Assis: «é dando que se recebe».

Todos juntos, somos peregrinos com Jesus Cristo, Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), que «vem ao encontro de todos os homens atribulados no corpo ou no espírito e derrama sobre as suas feridas o azeite da consolação e o vinho da esperança».

A nossa realidade pastoral requer a coragem, a confiança, o amor e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho. 

O Senhor nos disponha a servir com humildade o Evangelho da Esperança: na proximidade com Deus, com o Sucessor de Pedro, com o Colégio episcopal, com o Presbitério e com o Povo Santo de Deus.

 

Braga, 7 de outubro de 2022, memória da Virgem Santa Maria do Rosário.

 

 

+ José Manuel Cordeiro

Arcebispo Metropolita de Braga

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190