14 novembro 2022

Fotografia DR

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira

Segunda-feira, 14 de novembro - A Missa Solene de Ordenação Episcopal

Quis Deus que Sua Santidade, o Papa Francisco, fosse à periferia de Portugal continental, a Trás-os-Montes, à singela Vila Flor, buscar um Pastor com “cheiro das ovelhas” para auxiliar na Arquidiocese de Braga.

A ordenação episcopal do Padre Delfim Jorge Esteves Gomes está marcada para dia 4, primeiro domingo de dezembro, II Domingo do Advento, às 15h00, na Catedral de Bragança. Será transmitida através de meios telemáticos (a anunciar em breve).

Estarão presentes os cardeais D. Manuel Clemente e D. António Marto; o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo; o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro; o Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida; bispos, sacerdotes e diáconos de todo o país bem como das dioceses vizinhas de Espanha.

É igualmente esperada a comparência de consagrados, coordenadores da pastoral diocesana, leigos e vários representantes do poder central e local.

Os acólitos da Catedral e da Diocese, em particular da Unidade Pastoral Senhora da Assunção, bem como os jovens dos Seminários diocesano e Interdiocesano de S. José, estão encarregues do serviço ao altar. O canto litúrgico da Ordenação contará com a participação dos coros de toda a Diocese. Os escuteiros vão zelar pelo acolhimento, e a comissão organizadora estará presente em todos os momentos da Ordenação.

Senhor nosso Deus, concedei ao vosso servo D. Delfim Gomes a graça de encontrar sempre a alegria no vosso serviço, porque é uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

2022.11.13

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira