Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira | 24 Nov 2022
30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 21
Quinta feira, 24 de novembro - A Catedral de Bragança: São Bento, padroeiro de Bragança-Miranda
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

São Bento é o padroeiro da Diocese de Bragança-Miranda. Esta veneração decorre do papel histórico do Mosteiro de São Salvador de Castro de Avelãs (Bragança) para o desenvolvimento da urbe brigantina e de toda a região norte do atual distrito de Bragança. Os ensinamentos que o santo Patriarca nos legou, sintetizados na Regra de vida que estabeleceu para os monges, foram difundidos nos numerosos mosteiros fundados na Europa, contribuindo para o florescimento de uma cultura europeia.

A Catedral de Bragança conta com uma imagem de São Bento, peça em bronze da autoria do mestre José Rodrigues e executada pelo escultor Manuel Sousa Pereira, inspirada na imagem venerada na igreja de Castro de Avelãs. Encontra-se disposta junto do Sacrário da Catedral, obra em grés cerâmico policromado e bronze fundido, cujos contornos configuram o mapa geográfico da Diocese.

O lema beneditino “Ora et Labora” é um referente do múnus episcopal, pois é através da oração pelo povo e do trabalho que os Bispos “repartem de vários modos e com abundância a plenitude da santidade de Cristo” (Lumen Gentium 26).

Por intercessão do Patriarca São Bento, pedimos ao Senhor que capacite os Bispos da Sua Igreja, e particularmente D. Delfim Gomes, de tal modo que, pela oração, pela ação e pelo exemplo, conduzam o povo de Deus que lhe está confiado até à Pátria celeste.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190