5 dezembro 2022

“Salama! Salama” - Exposição traz tradições de Moçambique

Fotografia Divulgação

DACS

A exposição é organizada pelo Museu Pio XII e o CMAB (Centro Missionário da Arquidiocese de Braga).

“Salama! Salama” é o nome da exposição que será inaugurada no próximo dia 7 de dezembro, às 18h, na Torre Medieval, a retratar a Paróquia de Ocua, da Diocese de Pemba, em Moçambique.

“Serão expostos testemunhos e tradições daquela porção do povo de Deus, que a Arquidiocese de Braga adotou como sua. Serão fixados alguns textos, muitas fotos, muitos feitos e muitos rostos, muitas preocupações e muitos sorrisos, muitos empenhos e algumas recompensas”, explica o diretor do Museu Pio XII, Cónego José Paulo Abreu.

Estarão à venda produtos com intuito de cooperar com a paróquia e o valor arrecadado será para este fim.

Segundo o cónego, é uma oportunidade para “comparecer e colaborar – dois verbos que em espírito natalício merecem conjugação perfeita”. “Vamos sentir com os que lá sentem e vivem a realidade. Vamos conhecer melhor aquele povo e quem com ele trabalha. Vamos viajar, no espaço e no coração, para experienciarmos a solidariedade, a sinodalidade, a comunhão que o Evangelho sempre gera”, afirma.