
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
O cónego Avelino Amorim, presidente do Departamento Arquidiocesano da Pastoral dos Jovens, aproveitou o Encontro de Natal do Clero, realizado ontem, 11 de janeiro, para convidar os sacerdotes a promoverem o acolhimento de jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
"O clero é também chamado a promover a experiência do acolhimento do encontro, que é muito mais do que alojar, mas é reconhecer Jesus presente nos irmãos", disse.
O responsável lembrou que os símbolos da JMJ chegam à Arquidiocese no dia 29 de janeiro, e que esta peregrinação da Cruz e do ícone mariano pelos 14 Arciprestados, até 3 de março, deve ser uma "oportunidade de anuncio, de evangelização e também de encontro dos jovens com Cristo nos seus diversos ambientes".
O cónego Avelino espera a colaboração de todos na divulgação e motivação dos jovens para as diferentes iniciativas que cada Arciprestado vai promover.
Convidou ainda a estarem presentes na cerimónia que irá realiza-se no dia 19 de fevereiro, em Celorico de Basto, terra natal do Frei Bernardo Vasconcelos, patrono diocesano da JMJ.
O segundo grande momento desta caminhada rumo à JMJ Lisboa 2023 será na última semana de julho com os Dias nas Dioceses (DND).
Uma vez que há comunidades que ainda estão à margem deste evento, o presidente da Pastoral Arquidiocesana dos Jovens pediu aos sacerdotes que "arrisquem nesta aventura e não risquem nesta aventura do programa das comunidades paroquiais".
Lembrou que na tarde do dia 30 de julho haverá o encontro de envio dos jovens do DND, a partir do Santuário do Sameiro.
O último momento será a JMJ, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa. As inscrições para este evento, pediu, deverão ser sempre feitas através das Equipas Arciprestais. Estão reservadas a jovens a partir dos 14 anos.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190