Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Sampaio Viana | 27 Jan 2023
Símbolos da JMJ em Barcelos
Arciprestado acolhe os símbolos entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
  © Flickr JMJ Lisboa 2023 - Nuno Moreira

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Barcelos irá acolher esta peregrinação entre os dias cinco e sete de fevereiro, com o seguinte programa:

Domingo, dia 5: 12h30, acolhimento dos símbolos vindos de Vila Nova de Famalicão, nos Bombeiros de Viatodos; 15h, acolhimento dos símbolos no Santuário da Aparecida, em Balugães, onde haverá um momento de oração mariana (convidem os jovens e a catequese e, claro, os restantes grupos/movimentos paroquiais); 16h15, acolhimento dos símbolos no Santuário da Franqueira, em Pereira, onde haverá um momento de oração mariana (convidem os jovens e a catequese e, claro, os restantes grupos/movimentos paroquiais); 17h30, missa campal, junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos, e no final, uma procissão/caminhada com os respetivos símbolos, passando pelo centro da feira, até ao pavilhão municipal; 19h30, jogo de futsal, no pavilhão municipal; 21h, “younight”, animação com DJ, no pavilhão municipal.

Segunda-feira, dia 6: 12h45, acolhimento dos símbolos, nos Bombeiros de Barcelos, onde ficarão expostos até às 13h45; 19h, Missa, na Igreja Matriz, em Barcelos; 20h15, “Caminhada da Luz” (procissão de velas), com saída da igreja matriz, passando pela Rua Direita, Avenida da Liberdade, Jardim Velho, Casa do Menino Deus e terminando na Casa de Saúde S. João de Deus.

Terça-feira, dia 7: 11h30, Missa, na Casa de Saúde de São José, em Areias de Vilar, onde ficarão expostos até às 13h; 17h, acolhimento dos símbolos, nos Bombeiros de Barcelinhos, onde ficarão expostos até às 18h, seguindo-se a “Oração de Envio” e partida dos símbolos para o arciprestado de Póvoa de Lanhoso.

Todas as pessoas, jovens e menos jovens, vão ou não à JMJ, estão convidadas para participar nestes diversos encontros e celebrações.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva