7 fevereiro 2023

Barcelos entrega hoje símbolos da JMJ à Póvoa de Lanhoso

Fotografia COA Barcelos

DM com COA

Ao final do dia as ruas de Barcelos encheram-se para a “Caminhada da Luz”.

Depois da grande receção e celebração no Arciprestado de Barcelos, os os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam hoje ao arciprestado da Póvoa de Lanhoso, onde o entusiasmo e alegria devem continuar. A cerimónia de passagem de testemunho da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani acontece às 19h, na rotunda das Bolas de Ouro, à entrada da Póvoa de Lanhoso.

De acordo com o programa, após a cerimónia de entrega, com a presença dos jovens, do clero e das autoridades autárquicas, os jovens da Póvoa de Lanhoso vão transportar os símbolos até ao Parque do Pontido, o que deve acontecer por volta das 20h.

Segue-se um momento de oração, seguida de procissão até ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

Ao encontro dos jovens

Recorde-se que os símbolos da JMJ estão em Barcelos desde domingo. Ontem, o segundo dia da peregrinação, foi marcado pelo encontro com os mais jovens. Os símbolos percorreram locais como o Colégio Didalvi, no qual aguardava, em ambiente de festa, toda a comunidade educativa. Houve tempo para aprender mais sobre os símbolos, para entoar o hino e fazer coreografia. Também marcaram presença na Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, na Escola Secundária Alcaides de Faria e na Escola Secundária de Barcelos.

Terminamos a manhã na casa das Franciscanas Missionárias de Maria, com um verdadeiro ‘viveiro’ de ternura. A pura inocência e alegria das crianças, a par da experiência e hospitalidade dos mais anciãos, mostrou-nos que a mensagem das jornadas pode chegar a todos”, destacou o Comité Organizador Arciprestal (COA).

Visitaram ainda a Escola Alcaides de Faria, os Bombeiros Voluntários de Barcelos, o  Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o clube Gil Vicente, a Câmara Municipal, a Igreja Matriz e a Casa de Saúde São João de Deus.

Na Igreja Matriz, na presença das autoridades civis, militares e religiosas, D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga  congratulou-se por todo o entusiasmo que a nossa diocese vive com esta peregrinação fazendo votos de que no final da realização das jornadas, este caminho realizado se traduza num maior compromisso juvenil”, disse o COA. “A par da participação ficou patente a emoção dos jovens e o seu desejo de tocar e carregar a cruz e o ícone”, afirmaram.

Ao final do dia as ruas de Barcelos encheram-se para a “Caminhada da Luz”. O momento cultural foi dinamizado pelo Coro de Câmara de Barcelos e o TPC de Carapeços.