Arquidiocese de Braga -

24 março 2023

Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. Manuel de Oliveira

Fotografia DR

Diogo Antunes

As Paróquias de São Tomé de Travassós e Santo Estêvão de Vinhós estarão unidas na celebração das bodas de ouro do seu pároco, Padre Manuel de Oliveira.

\n

No sábado, 25 de março, Solenidade da Anunciação, no Santuário de Nossa Senhora das Graças em Travassós, será celebrada a Eucaristia de Ação de Graças pelos 50 anos do ministério presbiteral do Padre Manuel de Oliveira, às 17h30.

A missa será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. Além da comunidade, participarão da celebração amigos, entidades civis e religiosas.

50 anos a serviço da Igreja

O Padre Manuel de Oliveira é natural de Travassós e nasceu em 5 de setembro de 1948, filho de António de Oliveira e Rosa Fernandes.

Frequentou os Seminários Arquidiocesanos de Braga, fez o seu estágio diaconal na paróquia de Santa Maria de Prado - Vila Verde e foi ordenado presbítero em 25 de março de 1973 na paróquia do Divino Salvador de Delães, pelo Arcebispo de Braga, D. Francisco Maria da Silva. 

Também foram ordenados Abílio Carneiro da Costa Araújo (a quem foi concedida a dispensa do sacerdócio), Cónego João Aguiar Campos, Padre Manuel Joaquim Salazar Pereira da Silva (já falecido), Monsenhor Manuel Joaquim Carvalho Fernandes. 

Iniciou o seu ministério presbiteral na Igreja Diocesana de Braga (que na altura compreendia os distritos de Braga e Viana do Castelo), em 1973 nas paróquias de São Pedro de Rubiães e e Santa Maria de Cossourado (sendo-lhe aqui também confiada a Capelania de São Bento da Porta Aberta), no arciprestado de Paredes de Coura e a paróquia de São Miguel de Sapardos do Arciprestado de Vila Nova de Cerveira. 

Em 1981 deixou as paróquias que lhe estavam confiadas (e que pertenciam agora à recém criada Diocese de Viana do Castelo), assumindo as paróquias de Santa Comba de Fornelos e Santo Estêvão de Vinhós do Arciprestado de Fafe. 

A partir de 1997 assume a paróquia de São Tomé de Travassós (sucedendo ao Monsenhor Albano Teixeira e sua terra natal). Em 2009 assumiu a paróquia de São Pedro de Freitas, Arciprestado de Fafe e onde exerceu o ministério por cinco anos. Foi Vice-Arcipreste de Fafe entre 2013 e 2018.