Arquidiocese de Braga -

5 junho 2023

Sameiro recebe exposição “Com Amor & Carinho Namorar Portugal”

Fotografia Divulgação

Posto do Turismo do Sameiro

A nova exposição no Posto de Turismo do Sameiro traz a tradição dos Lenços dos Namorados em bonecas artesanais

\n

A partir do próximo dia 11 de junho, às 17h30, o Posto de Turismo apresenta ao público a exposição “Com amor e carinho Namorar Portugal”.

Trata-se de um conjunto de bonecas, executadas na sua totalidade à mão e de forma artesanal, com recurso a papel, arame e gesso. São pintadas com os motivos tradicionais dos Lenços dos Namorados e podem ser personalizadas.

A equipa responsável pela execução das bonecas é constituída por duas pessoas, mãe e filha, residentes em Cabanelas, Vila Verde: Ana Gomes e Amélia Gomes.

O artesanato surgiu como forma de lazer e ocupação de tempos livres. As formações em diversas técnicas artesanais têm ajudado ao aperfeiçoamento do processo de confecção. E as bonecas assim aparecem, com bonito engenho e festivo colorido.

A pintura com os motivos dos Lenços dos Namorados surgiu pela tentativa de associação do tradicional ao moderno. A esta perspetiva vanguardista associou-se o orgulho pela tradição e valores do Concelho de Vila Verde. Os Lenços dos Namorados são um ícone identitário do concelho. 

Originalmente datados do séc. XVII, representam os sentimentos amorosos da rapariga que, em idade de casar, confeciona o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino. Os seus sentimentos são revelados através de variados símbolos e quadras. 

Se o rapaz usasse publicamente o lenço oferecido pela rapariga, era sinal que correspondia ao seu amor e determinava o início de uma ligação amorosa. 

Com o passar dos tempos, os lenços tornaram-se cada vez mais expressivos, muitas vezes acompanhados de quadras de gosto popular dedicados àquele a quem era dirigida tão grande fantasia: o cavalheiro amado.