28 novembro 2023

Celebrações presididas pelo Papa Francisco no Tempo do Natal

Fotografia Vatican Media

Vatican News

O Calendário das Celebrações Litúrgicas Pontifícias foi publicado: desde a Missa de 24 de dezembro na Basílica Vaticana, às 19h30, até a celebração na Capela Sistina, em 7 de janeiro, durante a qual o Pontífice batizará algumas crianças

No domingo, 24 de dezembro, a Missa da noite de Natal será presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro às 19h30 (hora de Roma). O Calendário das Celebrações Litúrgicas Pontifícias foi publicado esta terça-feira, 28 de novembro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Também este ano o Pontífice manterá, portanto, o horário antecipado que foi adotado em 2020, devido às restrições impostas pela Covid, depois confirmado também em 2021 e 2022.

Urbi et Orbi

No dia seguinte, segunda-feira, 25 de dezembro, Natal do Senhor, o Papa concederá a bênção Urbi et Orbi da sacada central da Basílica de São Pedro às 12 horas. No domingo, 31 de dezembro, às 17h, na Basílica Vaticana, o Santo Padre presidirá a celebração das Primeiras Vésperas e do Te Deum em ação de graças pelo ano transcorrido.

Celebrações de janeiro

Na segunda-feira, 1º de janeiro, que também é o LVII Dia Mundial da Paz, Francisco celebrará a Missa na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, novamente na Basílica Vaticana, às 10h. Também na Basílica de São Pedro, no dia 6 de janeiro, celebrará a Missa na Solenidade da Epifania, às 10h. Por fim, no dia 7 de janeiro, o Pontífice presidirá, às 9h30, uma celebração na Capela Sistina na festa do Batismo do Senhor, durante a qual batizará algumas crianças.

Cerimônias já precedentemente anunciadas

Todas as cerimónias se somam àquelas já anunciadas pelo mestre das Celebrações Litúrgicas para o mês de dezembro: no dia 8 de dezembro, às 16h, Francisco presidirá a cerimónia com o tradicional Ato de Veneração à Imaculada Conceição em frente à estátua na Praça de Espanha, em Roma. Em seguida, na terça-feira, 12 de dezembro, às 18h, o Papa presidirá a Missa na Basílica de São Pedro, no dia em que a Igreja celebra a memória da Bem-Aventurada Virgem Maria de Guadalupe, Padroeira da América Latina, uma festa que o Papa começou a celebrar dessa forma em 2014.