Arquidiocese de Braga -

23 janeiro 2024

Encontro ecuménico “caminho de comunhão”

Fotografia

Joaquim da Costa Ferreira

Artigo do Diácono Joaquim da Costa Ferreira

\n

A Arquidiocese de Braga integra o movimento ecuménico, entre diversas denominações cristãs; na busca do diálogo e cooperação comum. Um processo de busca pela união dos cristãos apesar das diferenças que os separam. Um caminho sinodal de outra dimensão, mas imbuído num espírito de comunhão e participação, de vontade e esperança, de humildade e fé.  Pressupostos que abrem horizontes de graça para a vida e aplanam o caminho de acesso à graça de Jesus Cristo.

Convocam-nos, também, a sermos cristãos resilientes no caminho para a unidade, no anúncio do Evangelho. Um caminho vaticinado pela esperança de que viver nesta inquietude integra, de modo harmonioso, o desejo do acontecer; um desejo natural do ser amado que Deus tem por filho, mas também porque Jesus é o mestre da misericórdia e trabalha diretamente na transformação das vidas. 

Uma transformação enraizada na esperança, como compromisso, com o presente, mas também horizonte para o futuro. Luz que desassombrou as dúvidas, conciliou as vontades, aproximou as mentes num objetivo comum: eleger um dia que comemorasse a graça manifestada por Deus e materializa-se a vontade dos líderes destas Igrejas. Uma vontade determinada em caminhar juntos numa atitude de procura e aproximação, da verdade que é Cristo. Comprometendo-se a celebrar alternadamente e de modo rotativo o encontro ecuménico entre as diversas denominações cristãs.

Animada por este espírito de comunhão ecuménica, a Arquidiocese de Braga participa das celebrações deste ano com a oitavária de oração pela unidade dos cristãos, do dia 18 até ao dia 25. Um acontecimento que invoca o louvor e ação de graças pelo caminho percorrido, mas também de esperança. Uma celebração, também ela, identitária de uma atitude descentralizadora, proposta pelo Papa Francisco que nos convoca a reinventar a pastoral eclesial, ao exaltar-nos a ser uma Igreja em saída. Um modo de ser que encontrou acolhimento no Arciprestado de Guimarães, anfitrião das celebrações deste ano, que têm lugar no dia 23 e que decorrerão na Igreja de S. Sebastião. 

É tempo de transformação, de oração e de Esperança. Uma oportunidade para refletirmos e louvarmos a Deus pelos pequenos passos que se tem dado neste sentido, mas tão grandes na graça do encontro e da reflexão em comunhão. Para o dia 23, está confirmada a presença do Arcebispo D. José Cordeiro (Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Braga), Bispo D. Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, Bispo D. Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana), Pastor Emanuel Dinis (Metodista), Arcipreste Tkachuk Dmytro (Ortodoxo) Padre Vladiclav (Ortodoxo).   

Uma realidade que nos ajuda a perceber quão importante é tomar a iniciativa do encontro, da tolerância, do diálogo. Ter consciência de que somos apenas caminho onde a espera nos torna capazes de dialogar com o futuro e de o tornar mais próximo de nós.