5 fevereiro 2024

Fotografia DM

DM - Jorge Oliveira

D. José Cordeiro e D. Delfim Gomes incentivam a anunciar o Evangelho

Os bispos da Arquidiocese de Braga iniciaram, ontem, na Sé Primacial, a Visita Pastoral ao Arciprestado de Braga convidando os fiéis e as comunidades, neste “Caminho de Páscoa”, a irem atrás de Jesus, a anunciarem o Evangelho e a promoverem a oração. Nesta Eucaristia foi celebrado também o dia da Universidade Católica Portuguesa.

A Sé de Braga esteve ontem repleta de fiéis, provenientes sobretudo das comunidades paroquiais do Arciprestado de Braga, para a celebração que marcou o início da Visita Pastoral de D. José Cordeiro e D. Delfim Gomes a este Arciprestado, sob o lema “Eucaristia e Comunidade”. Um momento de verdadeira união eclesial, que reuniu os párocos e representantes de todas as paróquias do Arciprestado, a quem o Arcebispo convidou a fazerem juntos um “Caminho de Páscoa” para levar Jesus a todos.

«Como Jesus expressa a necessidade de ir para outros lugares para curar, pregar e rezar, pois foi para isso que Ele veio, também nós queremos ir atrás de Jesus nesta terceira etapa da peregrinação “visita pastoral” à nossa querida Arquidiocese de Braga (depois de Amares e Barcelos, e agora Braga)», enfatizou o prelado.

Nesta caminhada, que os bispos desejam que seja em espírito sinodal, as comunidades são desafiadas a anunciar o Evangelho a partir da Eucaristia e, na partilha do pão, irem ao encontro daqueles que mais precisam.

«O partir do pão é o próprio Cristo que é partido no pão da Eucaristia, da caridade, no encontro com os pobres, os mais vulneráveis, mais frágeis, com todas as necessidades do mundo em que vivemos para que tenhamos este sentido de plenitude e sejamos capazes de, à luz das Escrituras, reconhecê-los em todas as pessoas e situações da comunidade neste tempo tão delicado», explicou.

Lamentando que em muitas comunidades se esteja a perder o sentido de domingo, D. José Cordeiro incentivou à contemplação e à oração, notando que «é no silêncio que Deus fala ao coração».

«Em boa hora, somos convocados a um “Ano de oração” em vista ao Jubileu 2025», disse D. José Cordeiro, acrescentando que «sem oração não há missão».

Apontando a Visita Pastoral como «verdadeiro “Caminho de Páscoa”, caminho sinodal, samaritano e missionário», D. José Cordeiro manifestou o desejo de, juntamente com D. Delfim Gomes, «fazer com todos, em todas as comunidades paroquiais, com simplicidade e com alegria, esta peregrinação de esperança».

«Juntos, queremos partilhar o Pão para alimentar a esperança, reconhecer Jesus ao partir do pão e reconhecermo-nos como irmãos e discípulos missionários de Jesus, conforme o lema do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, que terá lugar em Braga de 31 de maio a 2 de junho, acreditando que esta experiência da Visita Pastoral será verdadeiramente uma manifestação de fraternidade e esta é o segredo para curar o mundo», assinalou.

Nesta Eucaristia, em que celebrou-se também o Dia Nacional da Universidade Católica (UCP), o Arcebispo de Braga deixou uma palavra de incentivo à comunidade académica da UCP, a partir de palavras proferidas pelo Papa no encontro com jovens universitários no dia 3 de agosto na Católica em Lisboa, no contexto da JMJ, em que Francisco desafiou-os a arriscarem, a  substituírem os medos por sonhos, e a serem protagonistas de uma «nova coreografia» do saber que «coloque no centro a pessoa humana», neste tempo em que os «desafios são enormes» e os gemidos dolorosos».

Atualmente, a UCP tem em território nacional 17 Faculdades e 4 campi, distribuídos por Lisboa, Porto, Braga e Viseu, com cerca de vinte mil alunos e mais de dois mil professores e colaboradores.