15 fevereiro 2024

Caminhada da Quaresma das escolas católicas

Fotografia Divulgação

Departamento para a Presença da Igreja no Ensino

Vamos caminhar? Vamos encontrar-nos com Jesus? Estás disposto a estar “Sempre Encaminho”?

Em sintonia com a caminhada da Arquidiocese de Braga, propomos esta caminhada quaresmal para todas as escolas católicas. O lema geral da caminhada da Quaresma é “Sempre enCaminho”.

Vivemos um “Todos Encaminho”, no advento, no qual fomos todos chamados a fazer parte da Igreja de Jesus, onde ninguém fica excluído ou de fora, para nos encontrarmos agora ao redor da mesa.

É a mesa que nos reúne como comunidade, é à mesa que nos sentimos família, é na mesa que Jesus vem ter connosco e ilumina a nossa vida e sacia a nossa fome com Palavra e Pão.É à mesa que queremos trazer os assuntos da atualidade e são esses assuntos que inspiram a nossa caminhada.

Em cada semana há um tema a descobrir e a cada dia um ponto de vista para aprofundar e uma interpelação ou desafio, sempre iluminado pela Palavra Viva e conduzindo para a centralidade da vida comunitária, a Eucaristia.

O conjunto dos materiais disponíveis para a reflexão e oração de cada dia da Quaresma é constituído por um Calendário geral, a Reflexão e Oração diárias, contendo um excerto do evangelho do dia, uma breve oração e um desafio para cada dia.

Os materiais podem ser acedidos neste link.