26 fevereiro 2007

Default Image

D. Jorge Ortiga

Arcebispo em Amares

\nA Quaresma deveria ser, para todos os cristãos, um momento de paragem para um questionar-se sobre a identidade da vocação cristã à luz duma reflexão a partir de pontos concretos da mensagem cristã.
Se isto deve acontecer em todas as comunidades paroquiais, – e sempre a partir da Mensagem do Prelado - a Sé Catedral é o espaço onde o Bispo explicita a Caminhada Quaresmal por ele delineada para toda a Diocese.
Depois duma experiência positiva nos anos anteriores, neste ano surgiu a ideia de efectuar as Conferências Quaresmais na igreja do arciprestado onde estão a acontecer as Visitas Pastorais. Trata-se de dar mais consistência ao programa renovador que elas pretendem imprimir a todas as comunidades paroquiais, partindo do Arciprestado como unidade pastoral.
Nesta perspectiva, este ano as Conferências Quaresmais acontecerão na Igreja Paroquial de Santa Maria de Ferreiros, Amares, para os cristãos de todas as comunidades do arciprestado ou de qualquer outro ponto da Arquidiocese. Serão às quartas-feiras, às 21 horas.
A temática partirá do Programa Pastoral “Família Solidária” e da Mensagem para a Quaresma. Deste modo, teremos:
- Dia 28 de Fevereiro – A Quaresma como momento de solidão e reflexão.
- Dia 7 de Março – Coragem de descobrir as solidões das nossas Famílias.
- Dia 14 de Março – O segredo da solidariedade activa.
- Dia 21 de Março – A espontaneidade da partilha, alternativa à obrigatoriedade dos peditórios.
Espero que esta alteração resulte pela participação, confirmando o compromisso duma permanente evangelização com iniciativas paroquiais e, particularmente, inter-paroquiais. Deste modo, estamos a efectuar uma experiência de catolicidade que, no sentido de pertença a uma comunidade, experimenta outros horizontes, o que permitirá uma pastoral mais adaptada às exigências do presente e do futuro.

+ Jorge Ferreira da Costa Ortiga,
Arcebispo Primaz