Arquidiocese de Braga -
12 julho 2013
FAFE CELEBRA SENHORA DE ANTIME
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social
O Arciprestado de Fafe vive, este fim de semana, o momento mais alto entre as suas manifestações de fé: as festas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia, mais conhecida pelo nome de Nossa Senhora de Antime.
O Arciprestado de Fafe vive, este fim de semana, o momento mais alto entre as suas manifestações de fé: as festas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia, mais conhecida pelo nome de Nossa Senhora de Antime. estas celebrações, que ocorrem anualmente no segundo domingo de julho, são constituídas por quatro procissões, que costumam arrastar milhares de peregrinos à cidade de Fafe e à freguesia de Antime, localizada no vale da Serra da Lameira, muito próxima da sede do concelho.
A primeira, saindo da capela de S. Brás para a igreja paroquial de Antime, realiza-se na noite de sábado, pelas 22h00, sendo denominada de procissão de velas. No domingo, após
a eucaristia solene, presidida às 08h15 pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, a imagem de
nossa Senhora da Misericórdia, ou de Antime, é processionalmente conduzida desde a igreja
paroquial de Antime até à igreja de S. José (Fafe).
Ao mesmo tempo, realiza-se outra procissão com a imagem de Nossa Senhora das dores,
desde a igreja de S. José. O objetivo é que as duas imagens se encontrem durante o percurso. Este encontro de “primas”, como refere o povo, é o momento mais emocionante e esperado
das celebrações, ocorrendo junto à Ponte de S. José. Após este momento, ambas as ima-
gens continuam o percurso até à igreja Matriz de Fafe, onde é celebrada nova Missa solene,
por volta das 12h30.
Os andores são transportados por turnos de dez homens descalços e enfaixados, envergando opas brancas. acompanhar descalço esta peregrinação é um costume muito enraizado nos devotos de nossa Senhora de Antime.
As celebrações encerram-se ao final da tarde, por volta das 18h00, com nova procissão conduzindo a imagem de nossa Senhora da Misericórdia, desde a igreja Matriz de Fafe até à paróquia de antime. Sensivelmente a meio do percurso, num lugar chamado Lombo, vai ser proferido um sermão, findo o qual decorre uma largada de pombos.
O préstito termina por volta das 19h30, dando por findas as celebrações em honra de Nossa Senhora da Misericórdia.
Partilhar