24 fevereiro 2014

JOEMCA REALIZA CURSO DE INICIAÇÃO

Fotografia

O bispo auxiliar de Braga, D. António Moiteiro, pediu ontem aos jovens que sejam Igreja e ajudem a construir a Igreja do futuro. Neste curso de iniciação, que se realizou durante o fim de semana no CAFJEC – Centro de Acolhimento e Formação Jovens em Camin

Presidindo à missa de encerramento do curso de iniciação do movimento JOEMCA (Jovens em Caminhada), na igreja de S. Paulo, em Braga, o prelado, citando o Papa João Paulo II, que dizia que a Igreja só será jovem quando os jovens forem Igreja, depositou uma «esperança muito grande»  nestes jovens afirmando que eles são os continuadores do «lançar da semente» para a construção do reino de Deus.

«Estamos aqui a encerrar um curso de iniciação com jovens animadores de grupos. Este trabalho de formação dos animadores é muito importante porque é garante o futuro da Igreja, são esses que amanhã vão fazer com que os grupos sejam o fermento para levedar a massa dos jovens», acrescentou.

Neste curso de iniciação, que se realizou durante o fim de semana no CAFJEC – Centro de Acolhimento e Formação Jovens em Caminhada, em Braga, participaram 31 jovens do movimento JOEMCA provenientes de todos os arciprestados da Arquidiocese.

«Foi uma primeira aproximação à formação à fé cristã e ao mesmo tempo uma ligação ao próprio movimento, para conhecerem a dinâmica e interagirem com os outros grupos», Rui Oliveira, membros da equipa diocesana do JOEMCA.

Com o lema “Conhecer-me ao jeito de Jesus Cristo na liberdade”, este curso começou na sexta-feira à noite e terminou ontem à tarde após a Eucaristia, presidida pelo bispo auxiliar.

Segundo Lourenço Cunha, outro membro da equipa diocesana, nestes três dias de partilha os jovens revelaram «grande dificuldade em falar daquilo que sentem, dos seus problemas, daquilo que os preocupa».

«Estão habituados na escola a ques lhes debitem informação e provavelmente não têm tempo para falar sobre aquilo que sentem», disse, referindo que há muito a fazer, a nível da formação, até porque alguns jovens provêm de famílias desestruturadas.

Nesta Eucaristia, na igreja de S. Paulo, em que marcaram presença cerca de três centenas de jovens de vários grupos JOEMCA e antigos membros de grupos que mantém ligação ao movimento, também se lembraram dos 20 anos do CAFJEC.

O dia de aniversário foi no dia 19 e foi assinalado com um jantar solidário em que estiveram o Arcebispo de Braga, o presidente e o vice-presidente da Câmara, um representante da Segurança Social, um representante da Junta de Freguesia de S. João do Souto e o pároco.

Movimento Jovens em Caminhada divulga atividades até agosto

A próxima atividade de formação do movimento JOEMCA será o curso de “Jovens I”, entre os dias 7 e 9 de março. Trata-se de uma formação mais «profunda», para jovens acima dos 17 anos. «É a grande marca dos Jovens em Caminhada juntamente com a Páscoa Jovem que ocorre na Semana Santa», diz Lourenço Cunha, da equipa diocesana do JOEMCA.

No dia 30 de março realiza-se o Festival da Canção, em Esposende, subordinado ao tema do ano litúrgico da diocese, “Fé Celebrada”.

A Páscoa Jovem ocorre este ano de 16 a 18 abril, ao que se segue, em finais de maio, um retiro, no qual se faz uma «experiência mais profunda de fé». Neste retiro participam entre dez e 12 jovens que ficam em siêncio desde sexta-feira até ao domingo ao almoço.

«É uma vivência muito mais pessoal, a pessoa já tem que ter uma formação, uma caminhada maior», explica Lourenço Cunha.

O habitual acampamento JOEMCA realiza-se de 8 a 17 de agosto.

As atividades do movimento JOEMCA iniciaram-se em outubo de 2013 com um curso de animadores, de três dias. Desde aí, já se realizaram o Festivald e Reis (último sábado de janeiro), as jornadas desportivas (no último fim-de-semana) e, ontem, o curso de iniciação.

DM, 24 de Fevereiro de 2014